faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O Futuro dos Laboratórios Clínicos e o Laboratório do Futuro

Article-O Futuro dos Laboratórios Clínicos e o Laboratório do Futuro

laboratorios-
Apesar das discussões recentes, acreditamos que os testes laboratoriais remotos não são ameaça aos laboratórios convencionais. Pelo contrário, essas tecnologias podem ser usadas de forma integrada.

A Medicina Laboratorial, especialidade médica que fornece informações por meio de exames laboratoriais, está se desenvolvendo de forma rápida e transformadora. Novas tecnologias estão sendo incorporadas à rotina laboratorial, contribuindo para a agilidade e segurança do processo de realização de exames. O desenvolvimento tecnológico nesta área tem ocorrido em duas direções aparentemente opostas, mas que se complementam na assistência ao paciente. De um lado, estão os sistemas automatizados para a produção de grandes volumes de exames com alta velocidade, precisão e segurança. De outro, a miniaturização através de dispositivos portáteis conectáveis em rede para realização de Testes Laboratoriais Remotos (TLR).

A utilização dos sistemas automatizados garante a produção de grande quantidade de exames em plataformas produtivas especializadas. Esse é o modelo utilizado pelo Grupo Hermes Pardini em Vespasiano/MG, que emprega a automação laboratorial total e produz, com segurança, mais de 7 milhões de exames por mês. Essa iniciativa garante a qualidade dos resultados e reduz os riscos associados às etapas manuais de produção, além de otimizar os custos. Já os Testes Laboratoriais Remotos são verdadeiros laboratórios portáteis, muitas vezes com conexões wi-fi ou bluetooth para transmissão de resultados para aplicativos de celulares. São utilizados na realização de exames de urgência em pacientes graves restritos ao leito ou naqueles com doenças crônicas e que precisam de acompanhamento constante.

Apesar das discussões recentes, acreditamos que os testes laboratoriais remotos não são ameaça aos laboratórios convencionais. Pelo contrário, essas tecnologias podem ser usadas de forma integrada. Os exames de rotina e os menus especializados poderão ser feitos em grandes laboratórios automatizados enquanto testes de necessidade mais frequente ou urgentes poderão ser feitos na beira do leito ou na casa dos pacientes. De toda forma, os resultados devem ser integrados, e avaliados conjuntamente através de sistemas inteligentes que ganham cada vez mais importância à medida que crescem os números de exames e dados a serem avaliados para se tomar uma decisão clínica.

Diante disso, percebe-se que Medicina Laboratorial é uma especialidade em evolução, que tem incorporado diversas inovações tecnológicas para facilitar a vida dos médicos na tarefa de diagnosticar e tratar seus pacientes. Novas tecnologias e exames são incorporados à rotina laboratorial, individualizando os tratamentos e ajudando a racionalizar o uso dos recursos nos cuidados com a saúde da população.