faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Prefeitura de Porto Alegre, Hospital Mãe de Deus e Healthtech Laura auxiliam atletas por meio de Inteligência Artificial

inteligencia artificial com expertise tecnica.png
Parceria alia a Inteligência Artificial e profissionais médicos na coordenação do cuidado com a saúde de esportistas de alta performance de clubes da capital gaúcha

A prática esportiva traz uma série de benefícios para o desenvolvimento de um indivíduo e da sociedade. Entretanto, o assunto traz luz à importância do cuidado com a saúde do atleta. Pensando nisso, a Laura, healthtech que utiliza a inteligência artificial para a democratização da saúde, juntou-se ao Hospital Mãe de Deus (HMD) e à Prefeitura de Porto Alegre, por meio das secretarias de Parcerias e de Esporte Lazer e Juventude, para disponibilizar sua ferramenta para atletas de alta performance selecionados por clubes da região que participam de competições nacionais e internacionais.

A parceria foi oficializada em cerimônia nesta terça-feira (31), às 9h, com a presença do prefeito Sebastião Melo e do vice-prefeito Ricardo Gomes. Também compareceram alguns dos 30 atletas que serão contemplados do Clube dos Jangadeiros, do Grêmio Náutico União, da Sogipa e do Veleiros do Sul, entre eles, a medalhista nos Jogos Olímpicos de Tóquio Mayra Aguiar.

"Estamos muito contentes em dar mais este passo em direção à democratização e à promoção da saúde. Muito além de ajudar a cuidar de pacientes, nós visamos a promover o acesso à saúde de maneira coordenada e mais assertiva por meio da tecnologia, a fim de auxiliar os esportistas a terem uma saúde física e mental mais equilibrada e, com isso, melhorarem cada vez mais suas performances", afirma Cristian Rocha, CEO e cofundador da startup.

De acordo com o prefeito, este é um grande momento para Porto Alegre. "O nosso governo é um governo de diálogo e construção. Queremos que essa seja a primeira de muitas parcerias com esse hospital de excelência que muito pode nos ajudar na promoção da saúde para a população".

O vice-prefeito parabenizou a iniciativa e enfatizou sua importância. "A saúde representa 8,5% do PIB de Porto Alegre e 14% do setor de serviços da cidade. A união do esporte com a saúde tem tudo a ver com a cara da Capital e com o que queremos para o futuro", disse Ricardo Gomes.

Por meio da plataforma Laura Care, os atletas poderão fazer uma pré-anamnese de seus sintomas com a própria Inteligência Artificial que, com base nos relatos, entenderá se o acompanhamento pode ser feito de forma remota ou se há a necessidade de encaminhar para algum profissional da saúde, como médicos e enfermeiros, da equipe do Centro de Referência em Medicina do Esporte do Hospital Mãe de Deus.

"A nossa relação com a Laura vem desde de 2020 e não é uma relação de cliente e fornecedor, é uma relação de confiança de que estamos empregando o recurso da Inteligência Artificial em prol da segurança e do manejo adequado dos nossos pacientes. Oferecer a tecnologia do Laura Care para os atletas é uma evolução deste relacionamento", destaca o Diretor Geral do Hospital Mãe de Deus, Dr. Rafael Cremonese.

O Hospital Mãe de Deus, por meio do Mãe 360°, objetiva a promoção à saúde e assistência médica qualificada, com acesso pleno e ágil a diversas especialidades médicas de forma ambulatorial ou em pronto atendimento. A triagem inteligente proporcionada pela parceria com a Laura permite navegar o cuidado do atleta, e, em caso de necessidade, oferecer atendimentos presenciais ou por telemedicina com a equipe assistencial.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar