faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Tecnologia auxilia na prevenção de doenças e pode evitar superlotação de hospitais

Article-Tecnologia auxilia na prevenção de doenças e pode evitar superlotação de hospitais

doctor-with-tablet-in-hands.jpg
Pandemia reforçou necessidade de atenção primária à saúde e inovação no setor

A atual crise causada pelo Covid-19 tem alertado sobre a importância da tecnologia para prevenção à saúde. Em um momento em que os hospitais estão cada vez mais lotados e os sistemas de saúde estão despreparados para atender a alta demanda, a tecnologia tem sido fundamental para conter doenças e evitar internações e gastos médicos. 

A atenção básica de saúde é a primeira atuação do SUS no atendimento ao paciente E, durante a pandemia, municípios que utilizaram essa estratégia de forma organizada tiveram um menor número de infectados e mortos, devido ao monitoramento e rastreamento dos casos e de pacientes com outras doenças. Além disso, dados apontam que nas regiões Norte e Nordeste, cerca de 40% das internações poderiam ter sido evitadas se tivessem tido melhor atendimento na atenção básica.

Alternativas semelhantes podem ser aplicadas nos sistemas privados. Para atingir o público corporativo, os aplicativos são alternativas para diagnósticos assertivos de prevenção de doenças e auxílio, principalmente, a pacientes crônicos e contínuos, que representam 52% das pessoas de 18 anos ou mais, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). Esse é o caso da MediPreço, startup parceira no cuidado à saúde e bem-estar de colaboradores de empresas, que por meio de uma plataforma de gestão de saúde continuada, permite que colaboradores das empresas parceiras comprem medicamentos e produtos de saúde com descontos em relação ao varejo tradicional e, em contrapartida, usa a análise de dados para oferecer estratégias inteligentes e trazer diagnósticos assertivos de prevenção de doenças dentro das companhias. 

"As doenças crônicas não põem em risco a vida da pessoa em curto prazo, então não são emergências. No entanto, se não forem tratadas previamente e com medicação contínua, podem gerar ocorrências médicas. Os dados disponibilizados no app podem apontar tendências e oferecer uma visão holística do perfil epidemiológico dos usuários. Ao possibilitar o acesso a tratamentos e recomendações online e manter os usuários saudáveis e em nível de atenção primária, é possível evitar complicações médicas e a necessidade do uso do sistema de saúde”, explica Bruno Oliveira, COO da MediPreço.

A MediPreço se diferencia no mercado pelo fato de tornar os benefícios de saúde mais assertivos nas companhias. Vale ressaltar que todos os dados dessa jornada no aplicativo são anonimizados, armazenados e apresentados nas plataformas de Health Analytics, disponibilizadas aos profissionais de Recursos Humanos e de Saúde. Hoje a MediPreço conta com clientes como: Danone, Leroy Merlin, Laboratórios Sabin, Record TV/DF, Unimed/GO, entre outros.

Análise genética na saúde preventiva

Outra forma de antecipar possíveis diagnósticos é através de exames médicos. A DNA Consult atua desde 1998 com pesquisas científicas e desenvolvimento de serviços voltados à medicina preventiva. Entre os principais serviços oferecidos pelo laboratório estão, o mapeamento genético direto ao consumidor e o diagnósticos clínicos envolvendo o sequenciamento de genes, exomas e genomas. De forma prática, a utilização das tecnologias de Biologia Molecular buscam a detecção ou predisposição de inúmeras doenças infectocontagiosas análises de identificação forense e patologias de outras áreas como genética, cardiologia, oncologia, imunologia, neurologia, psiquiatria, entre outros. 

“A pandemia de Covid-19 acelerou a pesquisa e desenvolvimento na saúde. Além disso, tornou as tecnologias de biologia molecular mais conhecidas, mostrando a sua segurança e confiabilidade para o público geral e reforçando este conceito para o setor da Saúde. Para doenças infecciosas a Biologia Molecular é utilizada em larga escala, inicialmente com os testes para HIV, com o PCR, desde os anos 90. Mais tarde, a partir de 2010, a genômica passou a ser utilizada também para o diagnóstico e prognóstico de vários tipos de câncer e outras doenças”, explica o Prof.Dr. Euclides Matheucci Jr, co-fundador e Diretor Científico do laboratório da DNA Consult Genética e Biotecnologia Ltda.