faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Tecnologia e Inovação em favor da anestesia

Article-Tecnologia e Inovação em favor da anestesia

anestesia-compressed.jpg

Interconectividade: plataforma conecta dados dos pacientes com os monitores da anestesia, em tempo real. Mais assertividade, agilidade e tempo para a assistência direta ao paciente.

Através da tecnologia, os monitores do centro cirúrgico já podem ser interconectados com uma plataforma (Tasy) que transfere os diversos dados coletados do paciente, em tempo real, durante ato anestésico. Tais dados, como a pressão arterial, oxigenação sanguínea, temperatura periférica ou central, frequência cardíaca, profundidade anestésica (grau em que o paciente se encontra anestesiado), relaxamento muscular, entre outros, são enviados continuamente e registrados para análise constante do médico anestesiologista.

O processo ocorre minuto a minuto, criando um gráfico instantâneo e fidedigno, sem a necessidade de alimentar manualmente os dados, o que reduz erros e promove a dedicação maior ao acompanhamento clínico per-operatório e realização de procedimentos importantes para os pacientes.

Gráfico construído automaticamente no Tasy

O gráfico acima representa o registro verdadeiro, em tempo real, dos dados hemodinâmicos, ventilatórios e anestésicos de uma cirurgia aberta para feocromocitoma (tumor endócrino), onde o controle hemodinâmico é bastante complexo, exige total concentração do anestesiologista no paciente e nos tempos cirúrgicos. Sem a interconectividade, provavelmente o especialista faria esse registro de forma retrospectiva e não seria tão real, pois não se lembraria de tudo minuto a minuto como foi registrado em tempo real pela interconectividade.

 

Já o gráfico acima representa o registro de dados fidedignos, em tempo real, durante o procedimento anestésico para um procedimento menos complexo.

Como funciona: o monitor multiparamétrico registra continuamente todos os dados escolhidos pelo anestesiologista para acompanhamento durante o procedimento (alguns são obrigatórios por lei, outros são acrescidos de acordo com as comorbidades do paciente e o grau de complexidade do procedimento cirúrgico).

Além do monitor, um sistema de ventilação mecânica, que permite oferecer aos pacientes, durante anestesia geral, gases e vapores anestésicos, também gera dados da monitorização de toda dinâmica respiratória, que são interconectados da mesma maneira com o Tasy, permitindo a análise geral do ato anestésico-cirúrgico de forma mais minuciosa.

Segundo, a coordenadora da equipe de anestesiologia do hospital Orizonti – Instituto Oncomed de Saúde e Longevidade, Dra Walkiria Wingester Vilas Boas, em hospitais que não têm a interconectividade, os dados são registrados manualmente e na maioria das vezes de forma retrospectiva (o mesmo profissional que cuida do paciente durante o procedimento é o que anota os dados de tempos em tempos). Como ele tem que administrar cada situação ou possível intercorrência, minuto a minuto, o cuidado com o paciente vem primeiro, e depois a anotação dos dados hemodinâmicos, respiratórios, cerebrais, de relaxamento muscular e outros, em intervalos maiores. “Ao anotar retrospectivamente e em intervalos maiores, a precisão de toda a evolução do procedimento no gráfico fica menor”, conclui a anestesiologista.

Instituto Orizonti tem modelo inédito de assistência à saúde no país

Espaço de referência em promoção da saúde e longevidade. Hospital Dia, PA 24h para urgência e emergência e mais 252 leitos (60 UTI) em BH

Com robusta infraestrutura hospitalar, o Orizonti Instituto Oncomed de Saúde e Longevidade, trouxe para a capital mineira um novo modelo de cuidado à saúde da população. A integração dos tratamentos em diferentes áreas engloba os conceitos de longevidade, tecnologia aliada à humanização e inovação na forma de se pensar os desafios da saúde e qualidade de vida dos pacientes. Com capacidade anual de 27 mil internações, 35 mil cirurgias, 22 mil atendimentos no PA e 185 mil exames, o centro de saúde recebeu investimentos de R$ 350 milhões e foi planejado dentro dos pilares de desenvolvimento sustentável, com arquitetura que resulta num menor consumo de energia e uso mais racional dos recursos naturais.Um total de 57 especialidades e linhas de cuidados especiais para doenças crônicas com acompanhamento constante e individualizado completam o modelo de assistência disponível para pacientes particulares e de convênios médicos. 

Estrutura

  • Pronto atendimento 24h de urgência e emergência
  • 252 leitos, sendo 60 de UTI
  • Centro cirúrgico completo: 15 salas de baixa, média e alta complexidade, 1 sala híbrida, 1 sala robótica, 2 salas de hemodinâmica
  • Radioterapia: aceleradores lineares e sistema de braquiterapia automatizados
  • Centro de Diagnóstico por imagem: ressonância magnética, tomografias computadorizadas, aparelhos de raio-x, ultrassom, ecocardiograma, spect
  • Centro de Transplante de Medula Óssea (TMO)
  • 12 leitos VIP com antessala
  • 16 leitos de Hospital Dia
  • 7 salas de conforto família
  • 1 sala de conforto médico
  • 1 sala de conforto cirúrgico
  • Capela
  • Galeria de fotos da Serra do Curral
  • Restaurantes
  • Lojas de conveniência
  • Mirante

Sustentabilidade

O Orizonti é um empreendimento verde que nasceu de um projeto sustentável macro e segue toda a legislação ambiental recomendada pelos órgãos oficiais. O edifício bioclimático possui jardins internos e um dos maiores telhados verdes da América Latina. Seu terraço de 7 mil metros quadrados foi coberto por vegetação nativa que, além de ajudar na recomposição da paisagem da montanha da Serra do Curral, reduzirão o calor interno e o consequente gasto com ar condicionado. Profissionais do Orizonti integram, desde 2018, a Brigada de Incêndio dos Parques da região, e recebem, anualmente, formação para atuar de forma efetiva no controle e prevenção de incêndios da mata da Serra do Curral.

Arquitetura Integrada

Cercado pelas montanhas da Serra do Curral, o edifício, integrado ao meio ambiente, tem vista panorâmica de Belo Horizonte. Sua fachada espelhada permite a continuidade visual entre o prédio e a cidade. Os vidros contribuem com a ambientação interna, aumentando a incidência de iluminação natural e ventilação, resultando em menor consumo de energia e uso mais racional dos recursos naturais. Além disso, a maior parte do terreno é permeável para evitar acúmulo de água, funcionando como área de retenção, evitando alagamentos e erosões.

Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação

Para estimular, gerar e disseminar conhecimento por meio da investigação científica, haverá  formação e capacitação profissional, para o público interno e externo. A parceria com a FELUMA na cirurgia robótica, por exemplo, prevê cursos e treinamentos práticos para que profissionais de qualquer parte do Brasil possam se especializar. Estão previstos ainda, programas de residência  médica, pesquisas científicas e discussão de casos clínicos.