faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

ADJ Diabetes Brasil realiza Audiência Pública

shutterstock_22574749
Com a união de lideranças de associações do país, o tema diabetes ganhará mais visibilidade no panorama nacional

A ADJ Diabetes Brasil promove o II Programa Nacional de Jovens e Adultos com Diabetes, dando continuidade à articulação da rede de lideranças em diabetes, capacitando os participantes e outros representantes de associações, que se unirão à proposta.

O projeto tem como objetivos: articular a rede para realização de iniciativas, que promovam a melhoria do tratamento do diabetes no Brasil, incentivar a troca de experiências e iniciativas nos municípios e estados, mobilizá-los para realização de campanhas, tornar os participantes polos difusores de informações, principalmente nas redes sociais, orientá-los a chamar a atenção do poder público e promover campanhas de advocacy dentro das associações que representam e estimular a divulgação das ações na mídia.

A iniciativa é composta por uma rede de 30 líderes em diabetes, que participará de duas fases: a primeira terá um encontro presencial entre os dias 4 e 6 de maio, no Instituto do Legislativo Paulista (ILP), prédio anexo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e a segunda fase será composta por encontros virtuais mensais para que os mesmos continuem a receber o conhecimento e sejam motivados a realizarem iniciativas tanto locais como nacionais para a melhoria do tratamento do diabetes no Brasil.

No dia 5 de maio, o encontro presencial será marcado por uma audiência pública, cujo tema será A realidade do tratamento do diabetes no Brasil e sua judicialização, que será realizada no auditório Paulo Kobayashi, também na Assembleia Legislativa. Nele, estarão presentes deputados, representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, como também do Ministério da Saúde.

Entre os temas que serão abordados no encontro, estão: Cenário da situação do diabetes no país, Como enfrentar a crise e os desafios da gestão pública do diabetes, Novos cenários e avanços do tratamento do diabetes, Boas práticas de advocacy, Elaboração de projetos de lei, Advocacy em redes sociais, entre outros.

No final do encontro, será gerado um documento com quatro políticas públicas, que todos os participantes assinarão se comprometendo a realizar estratégias conjuntas para alcançar melhorias no tratamento da pessoa com diabetes. Além disso, ao longo do programa, cada participante reportará as iniciativas realizadas envolvendo os poderes públicos das esferas municipal, estadual e federal.

Dessa forma, com a união de lideranças de associações do país, o tema diabetes ganhará mais visibilidade no panorama nacional, como também boas práticas serão implantadas para melhorar a universalidade, a equidade e a integralidade do tratamento da pessoa com diabetes no Brasil.

Para esta iniciativa se realizar, contamos com apoio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e da Federação Internacional de Diabetes da Região da América Latina (IDF SACA).

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar