faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Centro de Estudos do Hospital Governador Celso Ramos adota UpToDate

Article-Centro de Estudos do Hospital Governador Celso Ramos adota UpToDate

shutterstock_306793247
A ferramenta permite aos internos da instituição pública de saúde de Florianópolis acessar de forma imediata informações baseadas em evidências e compiladas por mais de seis mil autores médicos mundialmente famosos.

A Wolters Kluwer, líder mundial em fornecimento de informações para profissionais e estudantes da área da saúde está presente no Centro de Estudos do Hospital Governador Celso Ramos, unidade hospitalar pública subordinada à Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina.

A instituição adotou o UpToDate® Anywhere - recurso de suporte a decisões médicas habilitado para tecnologia móvel – afim de prover informações atualizadas e apoiar o processo de especialização dos participantes do seu programa de residência médica. A utilização da ferramenta trouxe velocidade na descoberta do diagnóstico, na decisão do tratamento e da medicação mais indicada, melhorando inclusive a qualidade do atendimento prestado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que estão diariamente sob os cuidados desses profissionais.

O Hospital Governador Celso Ramos é um Hospital Geral, localizado em Florianópolis. Conta com uma estrutura de 22 mil m2 de área construída, que comporta 211 leitos ativados, sendo 14 deles destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Presta atendimento gratuito, por meio do SUS, em diversas especialidades médicas, como por exemplo, neurologia, oftalmologia, cardiologia, pneumologia, psiquiatria, mastologia, endocrinologia, nefrologia, dermatologia e proctologia.

Em suas instalações também são realizados procedimentos cirúrgicos avançados como transplante de córneas e de rins; neurocirurgia; oncologia cirúrgica; gastroplastia; cirurgia plástica e ortopedia. Fazem parte do seu quadro funcional 961 servidores, sendo 137 compondo a equipe médica.

“O UpToDate é melhor do que qualquer revista ou portal de informações. Temos respostas a qualquer pergunta, dando a possibilidade inclusive de você imprimir as informações para mostrar ao paciente. Trata-se de um respaldo muito importante tanto para o médico residente, como para quem está passando por consulta. É a certeza de que está tendo acesso ao que há de mais moderno em termos de tratamento e o que está sendo executado em qualquer outro lugar do mundo. Estamos muito satisfeitos com a agilidade que trouxe para o aperfeiçoamento do conhecimento de nossos residentes”, enfatiza o presidente do centro de estudos, Dr. José Calza.

Mais de 100 residentes em processo de especialização e também parte do corpo clínico, totalizando cerca 150 usuários, acessam a base de dados de mais de 10.500 tópicos médicos, de 23 especialidades disponíveis no UpToDate.

O recurso está disponível, desde fevereiro, nos dispositivos móveis e pode ser usado durante o atendimento e também para tirar dúvidas dos mais variados casos médicos, independente do local onde o médico estiver, seja em casa à noite ou em seu consultório. Algumas especialidades como oncologia, por exemplo, no qual o cenário muda constantemente, assim como as opções de tratamento, o UpToDate é considerado crucial. Outras áreas como hematologia e ortopedia também fazem uso constante.

“Antes quando tínhamos qualquer dúvida, era necessário procurar por informações na internet, que além de desatualizadas poderiam não ser 100% confiáveis. Inclusive, eu mesmo pude comprovar isso com um paciente diagnosticado com Síndrome de Goodpasture, que se encontrava entubado na UTI. Consultamos o UpToDate e ele nos orientou quanto ao número correto de sessões de plasmaférese que deveríamos realizar. Sem esse recurso, não saberíamos ao certo quando interromper o procedimento”, ressalta.

A decisão de adotar o UpToDate , além de atender uma obrigatoriedade da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), criada pelo MEC (Ministério da Educação), que designa que os programas disponibilizem um portal com informações para apoiar o processo de aprendizado, responde a uma demanda interna dos próprios participantes do Programa de Residência do Hospital Governador Celso Ramos. A ferramenta foi adquirida com recursos próprios do Centro de Estudos, levantados junto às inscrições dos alunos residentes. Estes valores por lei devem ser aplicados na educação dentro do Programa.

De acordo com Denise Basow, M.D., CEO da Unidade de Negócios de Efetividade Clínica da Wolters Kluwer, “O UpToDate é o principal recurso de suporte a decisões médicas baseado em evidências, confiado pelo mundo todo por profissionais de saúde para ajudá-los a tomar as decisões certas no local de atendimento. Foi comprovado que ele muda a forma como os médicos praticam a medicina e é o único recurso associado com melhores resultados. É de grande valia para prover informações atualizadas e apoiar o processo de especialização dos participantes dos seu programa de residência médica”.