faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Cirurgiões plásticos goianos debatem o uso ético da mídia e das redes sociais

REUNIAO SBCP_GO_23_02_16
????????????????????????????????????
Infrações a essas resoluções têm acontecido com certa frequência e a Codame está atenta, apurando as condutas antiéticas e punindo os responsáveis. A SBCP/GO tem contribuído com esse trabalho.

Por iniciativa da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP/GO), o uso das redes sociais e a participação dos cirurgiões plásticos em entrevistas foram debatidos no dia 23 de fevereiro, na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego). O debate reuniu representantes do Cremego, diretores da SBCP-GO, e, claro, cirurgiões plásticos. Representantes da regional goiana da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD/GO) e dermatologistas também participaram da reunião.

Durante o debate, que durou cerca de três horas, o presidente da SBCP/GO, Luiz Humberto Garcia de Souza; o presidente do Cremego, Aldair Novato Silva; o coordenador e vice-coordenador da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) do Cremego, João Anastácio Dias e Fernando Ferro; o conselheiro e dermatologista Adriano Auad, e o presidente da SBD/GO, Adriano Loyola, deixaram claro que os especialistas podem conceder entrevistas sobre procedimentos médicos e usar o facebook, instagram e outras redes sociais para divulgar seu trabalho, desde que respeitem as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Essas normas visam evitar infrações éticas, como a autopromoção, o sensacionalismo, a exposição de pacientes e a concorrência desleal. Os critérios norteadores desta divulgação estão detalhados nas Resoluções CFM1974/2011, 2126/2015 e 2133/2016. Infrações a essas resoluções têm acontecido com certa frequência e a Codame está atenta, apurando as condutas antiéticas e punindo os responsáveis. A SBCP/GO tem contribuído com esse trabalho.

Os médicos também podem ajudar a coibir as infrações, que ameaçam o exercício ético da medicina e da cirurgia plástica. As denúncias podem ser encaminhadas à Codame pelo e-mail processos@cremego.org.br. Em caso de dúvidas sobre as divulgações a serem feitas, os profissionais também podem consultar a Codame.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar