faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Com sistema MV, Hospital Mãe de Deus vence desafios de gestão

Article-Com sistema MV, Hospital Mãe de Deus vence desafios de gestão

Com sistema MV, Hospital Mãe de Deus vence desafios de gestão
a MV apresentou a melhor solução para o que mais interessava à instituição: rapidez; integração dos processos clínico-assistenciais com as áreas de suprimentos e faturamento dentro de um padrão único de operação, informação e gestão

A demora de quase 60 dias para a chegada da conta do paciente pós-alta até o faturamento era um dos principais desafios enfrentados pelo Hospital Mãe de Deus. Muitos eram os fatores que contribuíam com isso, entre os mais frequentes estava o registro inadequado das ações de saúde às quais os pacientes eram ou não submetidos. Além de erros e atrasos no preenchimento de guias e formulários durante o atendimento, faltavam registros de prescrição, checagem de medicamentos, justificativas sobre realização de procedimentos que não atendiam peculiaridades exigidas por convênios médicos e planos de saúde, e, principalmente, ausência de processos completamente informatizados.

Na tentativa de mudar esse cenário e ter um controle mais efetivo sobre os processos, a solução da instituição era a contratação de mais profissionais, o que resultava em novos custos operacionais. Até que, com a necessidade de crescimento, o Hospital Mãe de Deus percebeu que precisava de outro tipo de solução. “Fomos para o mercado e passamos quase dois anos criando réguas de decisão para contratar uma empresa de sistema de gestão hospitalar. Em 2006, identificamos a oportunidade na MV”, comenta Alceu Alves, diretor geral do Sistema de Saúde Mãe de Deus, que atualmente é composto por mais oito hospitais e outros centros de atendimento.

Segundo ele, a MV apresentou a melhor solução para o que mais interessava à instituição: rapidez; integração dos processos clínico-assistenciais com as áreas de suprimentos e faturamento dentro de um padrão único de operação, informação e gestão; e plasticidade para permitir que a estratégia de crescimento fosse acompanhada com qualidade e eficiência.

Utilizando as soluções de gestão hospitalar da MV desde 2007, a instituição obteve controles mais adequados no faturamento e relatórios com informações mais precisas. Faturando mais de 35 mil contas/mês e reduzindo em mais de 60% o tempo médio entre a alta do paciente e a emissão/fechamento da conta no faturamento, conseguiu ao longo desse tempo quase triplicar a receita. Considerado a maior unidade de saúde privada prestadora de serviço ao setor público no Rio Grande do Sul, o Hospital Mãe de Deus tem as duas acreditações máximas, ONA III e Joint Commission International, e a Certificação Planetree, que sistematiza o cuidado com os pacientes e familiares do ponto de vista da humanização e espiritualidade.

Atualmente, com um total de 22 unidades assistenciais, mais de 1.400 leitos e uma operação de aproximadamente R$ 850 milhões por ano, o Sistema de Saúde Mãe de Deus passou a trabalhar sob uma gestão corporativa com processos transparentes entre a assistência, a prescrição, a dispensação e o faturamento. Quando um procedimento é prescrito, automaticamente o médico é notificado sobre a necessidade de solicitação de autorização; quando um medicamento que requer laudo é receitado, também é informado que é preciso preencher e assinar documentos. Assim, com a parametrização de outros alertas automáticos, o sistema de gestão da MV apoia o alcance de melhorias na qualidade assistencial e na segurança do paciente. “O sistema permite que se faça uma rastreabilidade fantástica a respeito do que acontece com os pacientes, com o desempenho das nossas especialidades e dos nossos médicos. Hoje, se tem muito mais domínio sobre a operação e o que efetivamente precisamos melhorar”, diz Alceu Alves, que já tem 17 anos de atuação na instituição.

Em pouco mais de um ano de uso do sistema, foram observados controles mais precisos sobre os processos, melhorias no tempo de entrega das contas para o faturamento, aumento do fluxo de caixa, rastreabilidade e segurança de que tudo o que foi produzido foi faturado, tudo que foi entregue foi cobrado e tudo que foi glosado foi recursado, recebido ou acatado. “Temos toda a certeza de que acertamos muito bem na escolha pela MV. A saúde continuará sendo uma área de grandes desafios – pessoais, profissionais e empresariais – e, certamente, o maior deles dentro do processo de crescimento é conseguir, cada vez mais, levar uma assistência à saúde para a população com mais qualidade e segurança.”