faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Começa na PUCPR o hiPUC Bootcamp

Article-Começa na PUCPR o hiPUC Bootcamp

Bootcamp-13
Começou nesta segunda (04) na PUCPR o hiPUC Bootcamp. O programa de health innovation que acontece de 4 a 15 de julho

, tem como objetivo reunir 20 profissionais da área médica, engenheiros, profissionais da saúde, de TI e administradores que desejam empreender na área para criar soluções inovadoras e eficazes para problemas da saúde brasileira. O encontro, realizado em parceria com professores e egressos do programa de Biodesign da Universidade de Stanford - EUA, acontece pela primeira vez na América Latina.

Na cerimônia de abertura, realizada na manhã desta segunda (04), o vice-reitor da Instituição, Paulo Mussi, falou sobre o histórico do programa. “A ideia começou em 2011, quando uma equipe de gestores da PUCPR visitou o Programa Biodesign da Universidade de Stanford, em Singapura. Lá, vimos como a inovação pode mudar a realidade de uma cidade. E, desde então, viemos formatando e adaptando para chegar ao programa ideal para o Brasil”, conta. “Este projeto é uma semente para Curitiba, o Paraná e o Brasil. É só o começo, e a partir desta semente queremos transformar ideias em soluções”, explica Paulo Mussi.

De acordo com o Diretor da Agência PUC de Inovação, Álvaro Cesar Camargo do Amarante, o programa irá se replicar ano a ano. “O encontro é multidisciplinar e tem competências multidisciplinares e, junto a pessoas muito eficazes, trará novos frutos para a saúde brasileira”, conta. Para Robson Capasso, líder internacional, idealizador do hiPUC Bootcamp, professor assistente e pesquisador da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, há uma grande oportunidade no Brasil para desenvolver a inovação. “Com o panorama do país, temos um grande mercado para explorar”, explica Capasso.

Sobre o hiPUC Bootcamp

No programa, os profissionais vivenciarão metodologias desenvolvidas no Vale do Silício, conciliando prática e teoria durante atividades intensivas. Na primeira semana de capacitação, após ser apresentado o formato do programa pelos líderes, os participantes se reunirão e, acompanhando a rotina de hospitais, identificarão necessidades dos segmentos médicos e de saúde. Na segunda etapa, após a formação de equipes, serão propostas soluções tecnológicas e digitais inovadoras para área. Finalmente as equipes implementarão um protótipo, estabelecendo um plano de negócio.

Para o encerramento do programa, nos dias 14 e 15 de julho serão realizados os Seminários de Health Innovation: palestras e mesas redondas com empresas na área de medicina e tecnologia, investidores, governo, experts em propriedade intelectual e patentes, cientistas e pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Nele, além dos painéis, as equipes do Bootcamp apresentarão seus trabalhos e serão avaliados por jurados composto de autoridades nacionais e internacionais que escolherão o melhor projeto.

Para mais informações sobre programação completa do programa, acesse o site www.hipuc.com .

Equipe de renome

Os participantes do hiPUC Bootcamp contarão com mentorias e terão suporte de professores e egressos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, pioneira neste tipo de ação e uma das mais conceituadas universidades do mundo. Na equipe que virá ao Brasil, está o Dr. Robson Capasso, professor assistente e pesquisador do curso de Medicina de Stanford, instrutor e egresso do programa de Biodesign; Ravi Pamnani, egresso do programa e diretor de marketing da Transcend Medical; Dr. Robert Chang, professor assistente de Medicina de Stanford, palestrante no Stanford Center for Innovation in Global Health da Universidade, e inventor; e Partha Ray, também egresso do programa e diretor global de inovação cirúrgica na Johnson & Johnson.

Lunch and Learn

Na programação do hiPUC Bootcamp está o Lunch and Learn, evento que será realizado de 04 a 13 de julho e é aberto ao público. Esta etapa, que não tem custo para os participantes do Bootcamp, consiste em palestras exclusivas de pesquisadores, cientistas, investidores, CEO’s, co-fundadores e vice-presidentes de empresas internacionais que serão transmitidas das 12h às 13h, na Arena 36, 3° andar da Escola de Medicina (bloco 6) da PUCPR. O almoço para o evento está incluso e interessados devem se inscrever pelo site do hiPUC.

Para dar início ao Lunch and Learn, Wolney Betiol, co-fundador e presidente da Bematech e membro do conselho da Viasphere International, falou aos hiPUC Bootcampers nesta segunda (04) sobre inovação. Para o profissional, a inovação não é necessariamente uma invenção. "Invenção é desenvolver algo novo e inovação é desenvolver algo novo, que gere valor e mude o mercado", explica Betiol. Para ele, a inovação é um processo de uso intenso da criatividade. "Para ser criativo, precisamos de conhecimnto, aprendizagem, gente e capital", conta. Na palestra, o empresário contou um pouco de sua história e os desafios enfrentados durante sua carreira.

Foto: Ravi Pamnani, Robert Chang, Eric Sokol e Robson Capasso, professores e egressos do programa Biodesign, da Universidade de Stanford, Paulo Mussi, vice-reitor da PUCPR, Álvaro Amarante, diretor da Agência PUC de Inovação, e Marcelo Pillonetto, coordenador do hiPUC Bootcamp. Créditos: Edjane Madza.