Dr Jacques Boulet, um dos mais conceituados homeopatas do mundo,
falou para uma platéia lotada de médicos, em Aguas de Lindoia
Profissionais das mais diversas areas da medicina lotaram o auditório do Centro de Convenções do Vacance Hotel, em Águas de Lindoia, na tarde da última sexta-feira (25.09), para ouvir as palestras do médico homeopata francês, Dr Jacques Boulet.
Único palestrante internacional do evento, Dr Boulet abordou dois temas em suas apresentações: sobre ‘Distúrbios do comportamento alimentar nas crianças’ e ‘Fadiga nas crianças’, apresentando diferentes abordagens e experiências clínicas homeopáticas.
Segundo o médico, os problemas de obesidade e de alimentação das crianças é mundial, ambos com tratamentos difíceis. ‘Esses sintomas podem comprometer o desenvolvimento e a integração social da criança’, alerta. Dr Boulet. Ele continua explicando que a homeopatia pode auxilar de forma bastante eficaz nesses tratamentos, primeiramente identificando as diversas causas dos sintomas e, em casos mais sérios e complexos, atuando em conjunto com um tratamento psicológico dos pacientes.
A mesma metodologia é aplicada para o tratamento da fadiga em crianças, que pode advir de inúmeras causas, sejam elas de origem social ou mesmo endocrinológica. O especialista ressaltou em toda sua explanação que a homeopatia deve ser vista de uma forma mais atual, moderna, cientifica e que deve ser adotada e estudada pelos médicos, independente de sua atuação clínica. ‘É preciso que se tenha uma visão, uma abordagem mais clinica e racional do uso da homeopatia entre os profissionais da área médica’, afirmou o especialista.
Dr Boulet acredita que é preciso quebrar paradigmas em relação à homeopatia. É preciso ter confiança nessa opção terapêutica, e isso se estende à relação de confiança entre o paciente e o médico. ‘ O paciente precisa confiar no médico e ambos precisam confiar no medicamento. E um medicamento de qualidade é um ponto importante para o estabelecimento dessa confiança’, finaliza.
Dr. Jacques Boulet é clínico geral homeopata em Paris há 30 anos. É diretor do CEDH (Centro de Ensino e Desenvolvimento em Homeopatia - www.cedh.org) e autor de vários livros, entre eles “Dicionário de Homeopatia”, “Homeopatia e Criança” e “Preconceitos sobre Homeopatia”.
O laboratório homeopata francês Boiron foi o responsável pela vinda do especialista ao país. Com 80 anos de tradição e medicamentos distribuídos em mais de 80 países, o Boiron iniciou este ano suas atividades no Brasil. A empresa possui dois medicamentos registrados na Anvisa, o recém lançado Oscillococcinum® 200K, indicado para prevenção e tratamento de estados gripais, e o Sedatif PC, para tratamento do estresse e ansiedade, que será comercializado a partir de outubro.
O Congresso da Associação Paulista de Homeopatia 2009 aconteceu na cidade de Águas de Lindóia, em São Paulo.