faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Fundação Vanzolini é Acreditadora Credenciada para Projeto Bússola

Fundação Vanzolini é Acreditadora Credenciada para Projeto Bússola
Shutterstock
A finalidade desta ação, realizada pela FEHOESP, SINDHOSP, ONA e IEPAS, é levar conhecimento e acreditar clínicas de pequeno porte

Garantir a gestão de qualidade e a excelência na área da saúde é o papel desempenhado por Instituições Acreditadoras Credenciadas (IACs). Porém, o processo de acreditação, atualmente, encontra-se presente principalmente em grandes organizações de saúde. Realidade diferente encontrada nas clínicas de pequeno porte, as quais têm dificuldades em realizar a implantação de um sistema de gestão e buscar uma entidade de acreditação. Pensando em atender a este público, o Projeto Bússola tem como objetivo capacitar e incentivar a acreditação destas clínicas.

A Fundação Vanzolini é a Instituição Acreditadora Credenciada do Projeto Bússola no ano de 2015, que é uma parceria da ONA (Organização Nacional de Acreditação); FEHOESP (Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo); SINDHOSP (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde no Estado de São Paulo); e o IESPAS (Instituto de Ensino e Pesquisa na Área de Saúde).

“A nossa finalidade é realizar as avaliações de diagnóstico e acreditação destas clínicas e, em seguida, de acordo com os trâmites regulamentares, enviar as informações pertinentes dos processos de acreditação para a ONA, que é a responsável pela emissão do certificado de acreditação”, afirma Paulo Bertolini, gerente de novos negócios da Fundação Vanzolini.

Outro aspecto apontado por Bertolini é a importância deste projeto para levar o conhecimento para este público. “Cumprindo o nosso trabalho estamos realizando nossa missão corporativa da disseminação do conhecimento”, declara.

O Projeto Bússola

O Projeto é realizado em etapas. A primeira é a sensibilização nas unidades dos sindicatos filiados à FEHOESP na Grande São Paulo e no interior paulista, por meio de representantes da FEHOESP e ONA. Estes vão abordar a importância da gestão de qualidade e segurança do paciente e de que forma a acreditação pode ajudar nos processos.

Em seguida, são feitas as inscrições dos interessados, por formulários que serão encaminhados à Fundação Vanzolini, a qual realizará a seleção das clínicas que estiverem elegíveis a participar do Projeto.

Após os trâmites comerciais e contratuais dá-se o próximo passo, quando é realizada a primeira avaliação pela Fundação Vanzolini, o Diagnóstico Organizacional. A partir disso, serão feitos os relatórios que apontarão os aspectos necessários para alcançar o padrão de qualidade necessário.

Após a divulgação destes resultados, serão definidos os temas que serão abordados para a capacitação pela ONA e IEPAS. Nela, os gestores das clínicas participam de aulas presenciais e expositivas nas quais poderão discutir suas dúvidas para a melhoria dos processos internos e implementação destas melhorias em sua empresa.

Por fim, na última etapa, será a avaliação de acreditação, que deve ocorrer em até 12 meses após o encerramento da etapa de capacitação que será em dezembro de 2015.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar