faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospitais de Excelência oferecem mais segurança ao paciente

Article-Hospitais de Excelência oferecem mais segurança ao paciente

shutterstock_382918432
A acreditação de um serviço de saúde promove o gerenciamento dos riscos hospitalares e, consequentemente, a redução de erros.

A acreditação outorgada pela Organização Nacional de Acreditação – ONA é o reconhecimento formal, e público, de que um serviço de saúde atende a requisitos de qualidade previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com confiança.

A ONA é reconhecida pela Agência Nacional de Saúde – ANS como um mecanismo seguro de avaliação do padrão de assistência prestada à população. Por isso, recentemente a Agência divulgou uma lista de hospitais que atendem critérios de qualidade, na qual o Hospital Santa Marta, de Taguatinga, figura na seção das instituições com certificação máxima.

infografico_paciente_qualidade

O HSM conquistou o Nível III - Acreditado com Excelência - ONA, após auditoria realizada pela certificadora DNV GL. Isso significa que o Santa Marta atende aos requisitos de segurança do paciente, possui processos integrados, maturidade institucional e cultura organizacional de melhoria contínua da gestão da saúde, o que representa mais qualidade na assistência oferecida à sociedade.

Entenda a importância da acreditação para a segurança nos serviços de saúde:

- A estimativa é de que, no Brasil, são feitas 4 milhões de internações anualmente nos hospitais privados. Dados da Fiocruz mostram que até 73% dos erros que acontecem dentro de hospitais brasileiros poderiam ser evitados.

- O risco desse tipo de erro é reduzido quando há o cumprimento dos protocolos de segurança do paciente.

- A Organização Mundial de Saúde – OMS estabeleceu Metas Internacionais de Segurança do Paciente, cujo princípio é a prevenção de erros.

- A adoção de protocolos clínicos, como o de Cirurgia Segura e de AVC, promove a padronização no cuidado à saúde, gerando mais segurança para profissionais e pacientes.

- Estudos apontam que medidas para aumentar a segurança de cirurgias podem reduzir a mortalidade em 47%.

A acreditação de um serviço de saúde promove o gerenciamento dos riscos hospitalares e, consequentemente, a redução de erros.