faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Novo medicamento melhora qualidade de vida de pacientes com câncer de pulmão

Dados de um estudo apresentado na 2ª Conferência Europeia de Câncer de Pulmão IASLC-ESMO, em Genebra, na Suíça, mostraram uma boa notícia para pacientes com câncer de pulmão avançado de células não-pequenas . O estudo, chamado IPASS, comparou o uso de um novo medicamento, o IRESSA (gefitinibe), em primeira linha à quimioterapia combinada padrão (carboplatina/paclitaxel), e indicou que 70% dos pacientes com mutações do EGFR (um biomarcador importante para definição do tratamento do câncer de pulmão), tratados com gefitinibe, apresentaram melhora de qualidade de vida contra 45% daqueles que receberam quimioterapia.

O estudo mostrou ainda que além de maiores taxas de aumento de qualidade de vida, um número significativo de pacientes apresentou melhora dos sintomas de câncer de pulmão com gefitinibe comparado à quimioterapia combinada (76% contra 54%). Os pacientes que utilizaram gefitinibe apresentaram melhora de qualidade de vida ou de sintomas, no tempo médio de 8 dias.

Estes benefícios significativos de qualidade de vida e melhora dos sintomas em pacientes com mutação do EGFR apoiam a eficácia do gefitinibe em termos de sobrevida livre de progressão e taxa de resposta objetiva nestes pacientes. Já para pacientes com câncer de pulmão avançado de células não-pequenas sem mutações do EGFR, a eficácia da quimioterapia combinada foi superior.

Os dados foram apresentados pela Dra Sumitra Thongprasert do Chiang Mai Hospital, na Tailândia.