faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Papel das empresas no combate à violência contra mulheres

Tiago-Pavarini

A iniciativa privada tem um papel fundamental dentro da sociedade, principalmente quando ela se une a instituições e organizações em prol das ODS - Objetivos de desenvolvimentos Sustentáveis da ONU. Em termos práticos, decidimos fazer parte da Coalizão Empresarial, iniciativa organizada pelo Instituto Avon, com aprovação da ONU Mulheres e apoio técnico da Fundação Dom Cabral. O objetivo é trazer o comprometimento de diferentes empresas, com a participação de 100 CEOs, para incentivar e trabalhar na causa de combate à violência contra meninas e mulheres: violência psicológica, patrimonial, moral, física, profissional e sexual.

Trabalhamos tanto internamente como externamente, participamos ativamente de debates, discussões e implantação de ações para o auxílio e denúncia de casos de violência. Sabemos que esse é um processo contínuo e de transformação constante, que nos fará questionar hábitos e criarmos um espaço mais inclusivo e adequado às melhores práticas.

Compartilho a seguir as ações que implantamos aqui, na Carelink, para que mais empresas possam aderir a essa causa. Nosso objetivo, quem sabe, é que você se inspire e junte-se a nós na construção de uma sociedade mais humana, justa e sustentável.

- Comitê de Diversidade & Inclusão: atuamos no compartilhamento de informações e implantação de melhores práticas nos temas de diversidade de gênero, sexual, racial e pessoas com deficiência, envolvendo todo o nosso ecossistema: colaboradores, clientes, provedores e parceiros.

- Fazemos parte do grupo que entende do assunto e é comprometido com a causa - Coalizão Empresarial - contra a violência a mulheres e meninas.

- Disponibilizamos um canal de atendimento telefônico exclusivo para nossas colaboradoras com psicólogos e assistentes sociais. O objetivo é tirar dúvidas e dar apoio emocional e social em casos de violência doméstica. Consideramos que o exemplo começa dentro da empresa.

- Criamos um protocolo de atendimento e acolhimento para nossas colaboradoras em caso de violência doméstica ou situações de risco - seguro e humanizado.

- Compartilhamos informações e treinamentos com o objetivo de sensibilizar e engajar nosso time.

- Lançamos ao mercado a plataforma Sofia, nossa assistente virtual, que disponibiliza um questionário sobre violência doméstica, baseado no protocolo nacional FRIDA, para identificar casos de risco e atuação imediata da nossa equipe.

- Capacitamos todo o nosso corpo clínico de atendimento dentro do protocolo para identificação de potenciais casos de violência doméstica nos contatos de rotina.

- Disponibilizamos às empresas um serviços de suporte específico para casos de violência doméstica, demanda vinda devido ao aumento de violência doméstica durante o isolamento social. Cada empresa tem um canal exclusivos e equipe dedicada, onde incluímos o apoio emocional (com psicólogos) e social (com assistentes sociais), que farão o encaminhamento adequado de acordo com cada caso. Dentro deste cenário atendemos atualmente mais de um milhão de pessoas.

Juntos da Coalizão Empresarial contra à Violência a mulheres e meninas, também com a participação do Instituto Avon e a da Onu Mulher, iniciamos a campanha de 21 dias no Brasil para apoiar essa causa - iniciada dia 20/11 - Dia da Consciência Negra. A intenção é mobilizar a sociedade para rever as atitudes do cotidiano que levam ao desrespeito à mulher.

Não podemos ser passivos. Se não fizermos nada, estamos ajudando o agressor. Existem várias maneiras de enfrentar a violências contra mulheres e meninas. Encontre o sua. Participe dessa causa!

TAG: Gestão