faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Saúde preventiva: IoT mitiga riscos de acidentes em estradas

Article-Saúde preventiva: IoT mitiga riscos de acidentes em estradas

Woman sleeping in car
Woman sleeping in car

A internet das Coisas (IoT) está acontecendo com ou sem você. E não porque é uma tecnologia da moda...os clientes não se importam com a tecnologia dos fornecedores. A IoT está acontecendo pelo que ela proporciona de resultados. Os resultados que no final das contas, os clientes querem. Eles não estão interessados nem mesmo nos produtos, eles querem saber o que os produtos fazem para eles.

Deixando de lado os fetiches do produto, a maioria dos consumidores não quer ser dono do carro em si, eles querem ir de um lugar para o outro, com rapidez e segurança. Essa constatação levou a negócios do tipo “automóvel como serviço”, como 99 taxi e Uber, e a negócios de economia compartilhada, como Zipcar, que acabarão recorrendo a veículos autônomos, movidos a IoT.

Pesando em reduzir acidentes de estrada causados por sonolência em caminhoneiros, a nossa empresa Carenet em parceria com a Everis criaram uma solução de saúde móvel denominada Morpheus que monitora ondas cerebrais, gerando um alerta no caso de eventos de sonolência - atuação reativa, e permite a aplicação de analytics com dados coletados e combinados, gerando insights para a gestão do sono - atuação preventiva.

Por que precisamos nos preocupar com o SONO nas estradas segundo o Observatório Nacional De Segurança Viária?

* Sono e cansaço são reponsaveis por até 50% dos acidentes em roodovias.

* Os condutores de veículos comerciais são aqueles que mais se envolvem em acidentes cuja causa principal foi o sono.

* Uma pessoa que passa 19 horas sem dormir sofre uma diminuição dos reflexos equivalente ao observado em uma pessoa embriagada.

* Em 2017, a associação brasileira de neurologia e de medicina do tráfego, em parceria com a artesp e a antt, desenvolveram uma AMPLA campanha nacional de segurança viária com o tema: “não dê carona ao Sono”.

“Entender os fatores que influenciam o comportamento do sono dos motoristas e quais são as alternativas viáveis para lidar com esse problema é essencial para a segurança das pessoas e eficiência das operações de frotas”.- Dr. Moacyr

As conclusões se dividem em 2 grupos: Insights e Indícios, onde se destaca a tipologia. Perfil (fumo, bebida, sobrepeso) e Ambiente (condições de deslocamento, período do dia e tipos de rodovia).

Insight de gestão do SONO

FUMO (frequência diária)

Os que fumam todos os dias, mostram ter o triplo de chance de terem sono enquanto dirigem, comparados aos não-fumantes.

BEBIDA (frequência semanal)

Além do estigma sobre o consumo frequente, os usuários que assumiram beber mais de duas vezes por semana, apresentaram mais que o dobro de sonolência.

SOBREPESO (peso e altura)

Os que pesam mais de 100 Kg e são de baixa estatura, têm mais que o dobro de chance de um episódio de sonolência ao volante.

DESLOCAMENTO (casa-trabalho)

Existem duas vezes mais chance de que um motorista que usa ônibus para se deslocar ao trabalho, sinta sono na direção.

Indícios de gestão do Sono

PERÍODO DO DIA (manhã, tarde, noite...)

Houve uma taxa de quase 20% mais ocorrências de sonolência de manhã, impulsionada pelo nascer do Sol.

RODOVIA (tipo e qualidade)

Trechos de estrada duplicada chegaram a apresentar 17% de ocorrências de sonolência, enquanto trechos com mão dupla, pouquíssimo.

A solução de saúde móvel Morpheus, foi desenvolvida para mitigar riscos de acidente e contingenciar o estado de sonolência dos motoristas que sobrecarregam a jornada minimamente saudável para uma condução segura. Essa solução é composta por três componentes fundamentais:

Instalação => Configuração e instalação dos dispositivos contemplando monitoramento e emissão de alerta de sonolência. Adaptações necessárias para instalar os dispositivos nos caminhões da frota.

Monitoramento => Caracterização dos riscos de sonolência da operação, a partir de relatórios como:

* Dados pessoais x Sonolência

* Estilo de vida x Sonolência

* Itinerário x Sonolência

* Trecho de estradas com alto risco

* Planejamento de ações que endereçam os riscos encontrados

Relatórios & Insights => Painel com visão tempo real do monitoramento individual dos motoristas, painel gerencial da frota com visão em tempo real dos índices de sonolência.

Sobre o Autor:

Fernando Paiva, VP of Customer Success & Digital Sales Transformation da Carenet