Pesquisa inédita no Brasil vai avaliar os benefícios das terapias complementares e reposição hormonal
São Paulo, 17 março de 2009 - O Hospital Samaritano de São Paulo, em parceria com a Escola de Enfermagem da USP, está recrutando mulheres com idade entre 45 e 55 anos – que apresentem, ao menos, dois sintomas como ondas de calor, insônia ou ansiedade e não estejam fazendo tratamento de reposição hormonal - para uma pesquisa sobre menopausa.
O estudo tem como objetivo conhecer melhor os benefícios de terapias complementares - Terapia Floral, Toque Terapêutico e Auriculoterapia - e reposição hormonal (TH) no controle de sintomas do climatério, como insônia, ansiedade e ondas de calor. “Esse é um estudo pioneiro no país e nos ajudará a entender melhor as terapias que podem beneficiar mulheres no controle desses sintomas”, diz Eliseth Ribeiro Leão, assessora de Pesquisa do Hospital Samaritano de São Paulo.
As 280 mulheres que vão participar do estudo passarão por consultas clínicas ao longo de três meses e preencherão questionários para determinar a evolução dos sintomas. A pesquisa faz parte dos projetos apresentados pelos Hospitais de Excelência para o Ministério da Saúde para apoio ao SUS.
Quem pode participar:
Mulheres com idade entre 45 e 55 anos;
Que apresentem, ao menos, dois dos seguintes sintomas: ondas de calor, insônia ou ansiedade
Que não estejam fazendo tratamento de reposição hormonal.
Os atendimentos serão realizados no Hospital Samarita