O Hospital do Coração acaba de renovar parte de sua infra-estrutura de segurança digital com a integradora Tecnoset, empresa de TI que atua com impressão, networking e segurança digital. “Fizemos um upgrade e instalamos o sistema ASA, sucessor da plataforma PIX, ambos da Cisco”, afirma Vitorio Urashima, especialista em segurança digital da Tecnoset. “Trata-se de uma tecnologia com interface mais amigável e ainda mais segura”, diz.
Quanto ao desenho da solução, o HCor optou por uma configuração com alta disponibilidade e módulo IPS integrado, que previne a entrada de intrusos na rede e faz do ASA mais que um firewall: trata-se de uma caixa de múltiplos serviços, que também concentra conexões VPN.
Segundo Urashima, dentre os diferenciais da solução, destacam-se a configuração Active-Standby – permite atualizações sem afetar a produção – e o IPS integrado, que possibilita analisar tudo que passa pelo ASA e não interrompe a comunicação em caso de falha apesar de estar em modo online. “Além disso, com o WEBVPN, disponível somente na nova plataforma ASA, é possível estabelecer VPNs seguras mesmo em máquinas remotas onde não é possível instalar software algum, como em LAN houses ou Cybercafés, usando somente o Internet Explorer”, completa o especialista.
Para o Hospital do Coração, a escolha da Tecnoset como integradora do projeto levou em conta fatores técnicos e comerciais. “Buscávamos uma empresa que atendesse requisitos específicos para ambientes seguros e de alta disponibilidade. Escolhemos a Tecnoset por possuir uma grande expertise, pelas referências de mercado, pela ética e por conduzir projetos de TI de forma excelente. Já são mais de cinco anos de parceria”, contou Adailton Luiz Mendes, gerente de TI do Hospital do Coração.
Além deste projeto, a Tecnoset já integrou outra solução para segurança digital no HCor, de filtro anti-spam.
Sobre o Hospital do Coração
O Hospital do Coração, dirigido pelo Professor Dr. Adib Jatene, possui um dos mais avançados centros tecnológicos de saúde da América Latina, tendo como destaque o Centro de Diagnósticos – que realiza mais de 90 mil exames por mês.
O HCor também é referência em procedimentos de alta complexidade: foi pioneiro na realização de transplantes cardíacos e, em 1985, fez o primeiro transplante cardiopulmonar no Brasil.
Contabiliza em seus prontuários mais de 40 mil cirurgias cardíacas e 70 mil procedimentos hemodinâmicos, incluindo os atendimentos filantrópicos, prestados desde a década de 80 a crianças cardíacas carentes. Só em 2006, foram 1.200 atendimentos ambulatoriais e 300 cirurgias de alta complexidade custeadas pelo HCor.
Sobre a Tecnoset
A Tecnoset está no mercado desde 1991 no setor de Tecnologia da Informação. Integra soluções nas áreas de Impressão, Networking e Segurança Digital em empresas públicas e privadas. Com mais de 200 profissionais em seu time, atende contratos de abrangência nacional e fatura mais de R$ 50 milhões no ano.