faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Valid e T2 Software firmam parceria para atuar em rastreabilidade de medicamentos

Article-Valid e T2 Software firmam parceria para atuar em rastreabilidade de medicamentos

Texto enviado por FDBCom - Comunicação Empresarial

______________________________________________________________________________________________

A tecnologia pode por fim a falsificação de medicamentos, desvios de cargas que geram pontos de venda informais e outros problemas com impacto na segurança do paciente e na integridade das marcas de laboratórios e farmácias. A Lei 11.903/14, a RDC 54/13 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e a instrução normativa N˚6, de 18/08/2014, determinam que todos os medicamentos produzidos no Brasil passem a contar até dezembro de 2016 com um código bidimensional que garante monitoramento dos produtos desde sua produção até sua chegada às drogarias.

Ao final das adequações inicia-se o funcionamento do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, no qual todos os atores da cadeia farmacêutica devem armazenar as informações em sistemas especializados e assim permitir o acesso da Anvisa que poderá fiscalizar o setor e garantir a segurança dos medicamentos. O controle também permitirá ação imediata para o recolhimento de medicamentos com erros de fabricação e assim evitar que prejuízos possam ser causados aos consumidores.

A Valid, provedora de soluções em meios de pagamento, telecomunicações, sistemas de identificação e certificação digital, que já atua com rastreabilidade de diversos produtos em outros segmentos, firmou parceria com a T2 Software para oferecer soluções especializadas na rastreabilidade de medicamentos, aproveitando assim a sinergia entre as duas empresas e buscando uma maior penetração no setor de saúde,

"A parceria faz parte da estratégia da Valid para agregar em seu portfólio incluindo soluções que complementem a oferta da empresa para o segmento de rastreabilidade”, afirma Zenio Rimes, Diretor de Identificação da Valid.

Para o diretor da T2 Software, Rodrigo Klein, a parceria é a união de conhecimentos específicos que se complementam e levará ao mercado uma solução consistente para atender as demandas do segmento farmacêutico. “Trabalhamos em projetos pilotos para o desenvolvimento das nossas soluções antes mesmo da lei ser sancionada. Temos muito conhecimento prático para implementação e com isso podemos agregar valor aos nossos clientes. Com as soluções da Valid e da T2 Software, teremos um produto completo para os laboratórios se adequarem dessa forma podemos conseguir uma maior eficiência no cumprimento dos prazos implantando sistemas de qualidade”, acrescenta Klein.

Mercado em movimento – De acordo com estimativas feitas pelo Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo), os projetos de implementação de sistemas e equipamentos devem gerar um investimento de R$ 1,4 bi até 2016 apenas na adequação das linhas de produção.

A Lei 11.903/09 prevê a rastreabilidade de todos os medicamentos a partir de um IUM (Identificador Único do Medicamento), espécie de RG dos remédios. A RDC 54/2013 estipula os mecanismos e procedimentos para o rastreamento de medicamentos. O prazo para adequações de todos os envolvidos na fabricação, distribuição e venda de medicamentos é de três anos.

O novo sistema de rastreabilidade prevê que cada medicamento conte com um IUM (Identificador Único do Medicamento) e alguns pontos devem ser ressaltados: todos os medicamentos com registros na Anvisa estarão sujeitos à norma, inclusive amostras grátis; As embalagens secundárias de todos os medicamentos, incluindo as embalagens múltiplas, embalagens secundárias para fracionados e embalagens hospitalares, devem conter o IUM; E está confirmada a utilização do código bidimensional Datamatrix nas embalagens, que deverá conter no mínimo os seguintes dados que compõe a IUM: Nº de registro do medicamento junto à Anvisa, Nº serial, Data de Validade e Lote.

Sobre as empresas

A Valid é uma empresa brasileira, com presença global e produção na Argentina, Espanha e EUA. Criada em 1957, hoje é a quarta maior produtora de cartões financeiros do mundo.  Com um valor de mercado de aproximadamente R$2 bilhões e mais de 6 mil funcionários, a companhia é uma das principais fornecedoras de soluções nos mercados em que atua.

A T2 Software – Com um completo portfólio de produtos de software para rastreabilidade de medicamentos, a T2 Software está posicionada como uma das principais fornecedoras de tecnologia para atender o seguimento farmacêutico na implantação do sistema. Desde 2010 atua de forma sólida nas discussões sobre as especificações e participa dos principais fóruns de discussão sobre o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos.