faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital de Fortaleza aposta em cloud para atendimento modernizado

Article-Hospital de Fortaleza aposta em cloud para atendimento modernizado

saude business_flowti.png
Hospital OTOClínica saiu do ambiente on premises para a nuvem, acelerando o atendimento para os pacientes da região

A transformação digital tem sido um tema cada vez mais rotineiro nas instituições do setor. De acordo com uma pesquisa da Deloitte, até 2040 os fluxos de dados de saúde criarão um quadro altamente personalizado do bem-estar de todos os consumidores. 

Buscando melhorar a performance e modernizar o atendimento, a infraestrutura em nuvem pode ser uma grande resposta para as demandas atuais, economizando espaço físico e acelerando o atendimento.  

Em Fortaleza essa mudança para a “medicina do futuro” já pode ser vista. O Hospital OTOClínica, localizado na capital cearense, passou a utilizar softwares e aplicações em nuvem, otimizando a jornada do paciente.  

A instabilidade de sistemas críticos para a instituição, além da necessidade de aumentar a segurança dos dados e obter escalabilidade no ambiente Oracle Cloud motivaram o Hospital OTOclínica a sair do ambiente on premises, modelo onde softwares e aplicações são instalados localmente, para a nuvem.  

A instituição, que faz parte do Grupo OTO, iniciou sua trajetória em 1991. Hoje, são mais mil colaboradores, dois pronto-atendimentos, sete unidades de análises clínicas, quatro unidades de imagem, 38 leitos de UTI, mais de 132 leitos de internação, hemodinâmica, centro cirúrgico, dois centros de especialidades médicas, serviço de homecare e vacinas.  

Toda a operação foi conduzida pela Flowti, maior empresa especializada em infraestrutura de TI para ambientes críticos do Brasil, com ampla atuação no segmento saúde e cases de norte a sul do país.  

Os resultados do processo são visíveis. O hospital passou a registrar redução de custos de TI e rápido atendimento às necessidades de negócio.  

O gerente de TI do Hospital OTOclínica, Paulo Feitosa, fala sobre a motivação na migração para a estrutura em nuvem.  “Com o suporte e manutenção do ambiente com a Flowti, a instituição conseguiu também liberar mais tempo para a equipe interna”, explica o gestor.  

O principal benefício da nuvem é que quando há alto volume de operação é possível crescer facilmente o ambiente, sem necessidade de compra de novos equipamentos. Da mesma forma, é fácil também diminuir o ambiente em eventuais baixas. 

Para o setor de saúde, em especial, a cloud é um modelo que rapidamente se adapta ao cenário do cliente. Rodrigo Luch, diretor de Serviços e Tecnologia da Flowti, fala sobre a estrutura em cloud “Não é tendência, é realidade. Clientes que não olham para cloud estão defasados no sentido de estratégia e crescimento de negócio”, destaca Luch.  

Monitoramento Zabbix 

Além de migrar para a nuvem, o hospital também optou por um novo modelo de monitoramento com o Zabbix. A ferramenta robusta é focada em monitoramento de redes, servidores e serviços, além de ser pensada para monitorar a disponibilidade, experiência de usuário e qualidade. 

Com interface 100% web para administração e exibição de dados, os alertas do sistema de monitoramento Zabbix podem ser configurados para utilizar vários métodos de comunicação, como SMS, E-mail, Telegram e abertura de chamados em sistemas de helpdesk. O sistema permite, ainda, que ações automáticas como restart de serviços sejam executados a partir de eventos. 

A mudança tem trazido bons resultados. “Todas as informações que precisamos para realizar o acompanhamento do ambiente são de fácil acesso, auxiliando no monitoramento diário”, destaca Feitosa. 

O gerente de TI do Hospital OTOclínica aponta ainda que sempre que se observa qualquer instabilidade, já olham logo o Zabbix para verificar se não tem nada de errado nos servidores. “Quando descartamos essa possibilidade, vamos analisando as questões internas. Desta forma, evitamos inclusive de abrir chamados desnecessários para verificar algo nos servidores”, explica. 

Atualmente a instituição utiliza o SOUL MV como ferramenta de gestão hospitalar. A solução contempla o melhor Prontuário Eletrônico do Paciente da América Latina, eleito neste ano de 2021 pela sexta vez consecutiva pelo instituto norte-americano Klas. Além disso, o sistema é totalmente integrado com as soluções de cloud e o Zabbix. 

 

 

TAG: cloud