faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

As 5 principais vantagens de um Hospital Digital

medic-563425_960_720
Maior segurança para o paciente, redução de erros médicos e acesso integrado às informações estão na lista

O emprego do conceito de Hospital Digital é cada vez maior. As soluções de gestão hospitalar (Enterprise Resource Planning - ERP), o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e os Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens (Picture Archiving and Communication System - PACS) são só os primeiros de muitos avanços tecnológicos que constituem um Hospital Digital. Mas, afinal, qual o que se ganha com essa experiência digital?

Alexandre Erik Costa, gerente de contas da MV, explica que a evolução tecnológica proporcionada pelo conceito não 'frívola e que os benefícios vão além da passagem de informações manuscritas para a tela de um computador. Segundo eles, são cinco os principais  benefícios do Hospital Digital:

  1. Inteligência clínica: por meio de alertas, o corpo clínico intervém no tratamento do paciente com maior precisão. É possível verificar, por exemplo, se o medicamento já foi aplicado, se é necessário fazer uma dupla checagem, se as doses administradas estão corretas e, até mesmo, se aquele remédio é mesmo destinado ao paciente.

  1. Circuito fechado de processos: todos as operações médicas são registradas e protocoladas, facilitando o encadeamento correto dos procedimentos. O medicamento é prescrito por um médico e é colocado no sistema. Uma farmacêutica faz a avaliação e libera a receita. Quando esse medicamento for ser aplicado, o sistema fará uma checagem, verificando se é o correto para aquele paciente e se está na dose e horário precisos.

  1. Segurança do paciente: além de o erro médico ser dificultado, assegurando o bem-estar do usuário, os sistemas facilitam a verificação da condição do paciente sem depender, exclusivamente, do médico responsável pelo setor que possui o prontuário de cada caso. Além disso, estando todas as informações registradas de forma digital, evita-se que a caligrafia seja um empecilho no tratamento do paciente, por exemplo.

  1. Acesso integrado às informações: resultados de exames, dados do prontuário do paciente e monitores de sinais vitais da sala de internação ou de cirurgia são integrados. Dessa forma, é mais fácil saber a respeito da condição do paciente e acessar seu histórico, facilitando medidas de urgência e consultas eventualmente necessárias para a realização de algum procedimento que necessite de informações mais amplas.

  1. Retorno financeiro: para certificar a implementação de um Hospital Digital pela HIMSS (Healthcare Information Management Systems Society – Sociedade de Sistemas de Informação e Gestão em Saúde), o retorno financeiro é um dos critérios avaliados. Além da economia com papel, deve haver uma diminuição no tempo de estadia do paciente no hospital, reduzindo, assim, os gastos.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar