faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Conheça 3 ferramentas do hospital do futuro

mv
Internet das coisas e analytics podem ser determinantes para o aprimoramento de gestão, atendimento e segurança do paciente

É comum acreditar que o Hospital Digital é o auge da implantação tecnológica hospitalar. Entretanto, o futuro promete avanços ainda mais surpreendentes. É o que explica Claudio Giulliano, médico com mestrado em informática em Saúde pela Universidade de Campinas (Unicamp), com certificação em gestão de sistemas de informação em saúde pelaHealthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) e sócio da Folks: esse é o ponto de partida da evolução em TI no âmbito hospitalar; o hospital do futuro, o de chegada.

Giulliano cita três tecnologias que têm ganhado destaque e espaço em Saúde e podem ser cruciais para o futuro:

  1. Internet das coisas (IoT): do inglês Internet of Things (IoT), a Internet dasCcoisas é definida pela capacidade de conexão dos dispositivos eletrônicos à internet, fazendo com que eles funcionem dentro de um único sistema de forma ordenada e mais inteligente, trocando e coletando dados e informações entre si. Apesar de ainda pouco presente na realidade da Saúde, possui potencial para aprimorar o atendimento, a administração e, até mesmo, a coordenação e correlação das ferramentas do Hospital Digital.

  1. Analytics: refere-se à habilidade de utilizar dados, análises e raciocínio sistemático para conduzir um processo de tomada de decisão mais eficiente. Para compor o hospital do futuro, muito se fala sobre o analytics prescritivo. Com ele, é possível avaliar se determinada conduta a ser tomada pode ter algum impacto na saúde do paciente, verificando por meio da análise de dados se, de fato, é a melhor solução.

  1. Medicina personalizada: baseia-se em uma prescrição e tratamento médico de forma individualizada. Cada paciente possui suas próprias características e a conduta do profissional de saúde, buscando melhor resultado clínico, está cada vez mais voltada à terapias específicas, indo além do perfil genérico e avaliando traços genéticos e predisposições para compor o tratamento da forma mais acertada possível.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar