faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O futuro do trabalho na área da saúde

Article-O futuro do trabalho na área da saúde

shutterstock_247201279

A área da saúde vive um momento bastante delicado. Com o fenômeno de envelhecimento da população e com a inserção dos hábitos digitais, é preciso reavaliar as estratégias, rever processos e fazer bom uso das tecnologias. Isso para atender às expectativas tanto de paciente quanto de funcionários que são ávidos por inovações que permitam maior dedicação aos cuidados e menor esforço com os processos burocráticos.

Sobre o futuro

Com tantas opções no mercado, fica difícil para os gestores das empresas de saúde decidirem pelo melhor conjunto de soluções. Isso porque o digital muda tão rapidamente, que não é possível prever as futuras necessidades. Por isso, a grande tendência, com o passar do tempo, é que os funcionários terão mais influência sobre o local de trabalho.

Será fundamental oferecer práticas que permitam que a atividade seja realizada em qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer aparelho. Isso aproximará as companhias dos melhores talentos do mercado. Quanto mais próximos das exigências, maiores as possibilidades de retenção e esse fator é determinante para a qualidade de prestação de serviço perante a concorrência.

Atualmente existe um número incontável de dispositivos e ferramentas de software para aprimorar, automatizar e apoiar o trabalho, inclusive soluções pensadas exatamente para esse cenário.

A combinação de todas as ferramentas digitais, hardwares e softwares, que permitem trabalhar e viver melhor, mais rápido e com mais expressão serão as mais buscadas pelos profissionais.

Além disso, a questão da digitalização do trabalho tem outras implicações na condução dos atendimentos, unindo experiências integradas com múltiplos dispositivos, gestão de atenção e informação, aprendizagem rápida, assistência digital em tempo real e melhor uso do tempo através da automação.

É evidente que as práticas são opcionais, mas apenas por enquanto. Em um mundo que transborda informação e que muda tão rapidamente a imposição acontecerá em algum momento.

Por isso, todos os recursos que colaborem para a produtividade, para a saúde e para o bem-estar geral devem constar nos planejamentos evolutivos de todas as empresas do segmento.