faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O que está por trás da transformação digital na Saúde

Article-O que está por trás da transformação digital na Saúde

prontuário eletrônico
Falhas médicas matam 435 mil pessoas por ano no Brasil. Tecnologia chega para ajudar na redução desse tipo de ocorrência

Falhas médicas são a maior causa de morte no Brasil. É o que aponta um estudo feito pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Segundo o levantamento, estima-se que, só em 2015, 434,11 mil óbitos foram provocados por falhas no sistema de Saúde nacional - tanto público quanto privado. Dentro desse cenário, ainda há falta de profissionais da área, número que, de acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é deficitário em 7,2 milhões no mundo.

A transformação digital na Saúde oferece muitas oportunidades para reverter esse quadro. Isso porque abrange uma rede online que une aspectos genéticos com as ferramentas digitais, com o objetivo de reduzir as ineficiências na prestação de cuidados ao paciente, melhorar o acesso, reduzir custos, aumentar a qualidade, e tornar a medicina mais personalizada e precisa. O foco central é o paciente, e não a organização.

Para isso, a rede conta com soluções e uma plataforma aberta para comunicação e integração, que permite dados compartilhados, conectados e fluidos entre todos os participantes da rede. “A inovação digital já está ajudando a indústria de assistência médica a antecipar a demanda pela prestação de serviços, simplificar a prevenção e tratamento e oferecer aos pacientes mais controle e segurança de sua saúde”, diz Martin Kopp, global general manager for healthcare da SAP SE, ressaltando que ainda há um longo caminho pela frente. Segundo a SAP, apenas 25% dos provedores têm uma estratégia estruturada para alcançar a transformação digital na Saúde.

A seguir, saiba o que estará por trás de todos serviços com a transformação digital na Saúde:

- Assistência baseada em valores, estruturadas para obter resultados focados ao paciente, ao menor custo possível;

- Inteligência artificial: correlação das informações desconectadas do big data para obtenção de dados inteligentes, que auxiliem na tomada de decisões clínicas baseadas em fatos concretos;

- Equipamentos médicos avançados, wearable devices, ou sensores vestíveis, para monitoramento estendido e prevenções;

- Engajamento do paciente, encorajando-o a assumir um papel mais responsável no gerenciamento e prevenção de doenças;

- Medicina personalizada: insights inovadores para o corpo humano;

- Pesquisa participativa e testes clínicos, incluindo mais usuários e interessados;

- Demanda balanceada e suprimentos com ideias em tempo real e análise preditiva para otimizar a oferta de serviços, eliminando perdas.