Especialistas de todo o país discutem novidades da medicina no maior evento médico do interior do estado
O balneário de Armação de Búzios recebe, entre os dias 20 a 22 de outubro, a 9ª edição do Congresso Fluminense de Cardiologia, organizado pela Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOCERJ).
Especialistas de todo estado e convidados de outras regiões do País discutem diversos temas e novidades em cardiologia, no segundo maior evento médico da especialidade no estado do Rio de Janeiro.
“O evento é não somente um momento para rever amigos, mas também um importante elo de debate para a área, além de deixar cardiologistas do interior em sintonia com o que é aplicado da cardiologia na capital”, destaca o Dr. Ricardo Luiz Ribeiro, presidente do Congresso Fluminense de Cardiologia.
Organizado pelas seções regionais da Sociedade, sob coordenação geral da SOCERJ, o evento tem como objetivo debater as novas técnicas e orientar as práticas clínicas aplicadas nos consultórios. Com praticidade, dinamismo e interatividade, integra especialistas renomados e acadêmicos de medicina de diferentes regiões do estado, por meio de mesas redondas e palestras.
A conferência magna de abertura será feita pelo Dr. Jorge Ilha Guimarães, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), com o tema ‘A SBC e as políticas de saúde para as doenças cardiovasculares no Brasil’.
O destaque peculiar do evento é o já tradicional ‘tribunal do juri’, que simula audiências cotidianas do poder judiciário. Nele, cardiologistas transformam-se em advogados de defesa e acusação, moderados por um juiz, em torno de um tema a ser debatido. A decisão final proferida pelo juiz é dada pelos votos de sete jurados a favor do argumento mais convincente.
A novidade deste ano fica com a gincana, que integra residentes de cardiologia da capital e acadêmicos pertencentes às inúmeras ligas de cardiologia das faculdades da capital e do interior. O jogo é do tipo “auditório”, moderado pelos Drs. Ronaldo Leão e Wolney Martins, terá um sistema de votação eletrônica, abordando temas em cardiologia, cultura geral e esportes. A equipe que obtiver maior pontuação receberá premiação concedida pela organização do congresso.
“Todo o evento tem esse caráter informal, que é o retrato do município de Búzios. Esse é o único encontro médico do Estado onde abolimos terno e gravata, e a ideia é incentivar a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes. Isso faz do Congresso Fluminense um evento ímpar”, orgulha-se Ribeiro.
Também estão previstas jornadas da Sociedade de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Estado do Rio (SOHCIERJ), com debates e atividades práticas para o clínico, e cinco simpósios satélites. O encontro vale 15 pontos para a revalidação do título de Especialista em Cardiologia, fornecida pela Comissão Nacional de Acreditação (CNA).
Mais informações sobre a programação, acesse www.congressofluminense.com.br.
IX Congresso Fluminense de Cardiologia da SOCERJ
Data: 20 a 22 de outubro
Local: Hotel Atlântico Búzios Convention & Resort (Estrada da Usina, 294 – Morro do Humaitá | Armação dos Búzios/RJ)