faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Planejamento e implementação de programas de AVC serão temáticas de curso

redebrasilavc.jpg
Realizado pela Faculdade Moinhos de Vento, aula inaugural será em 13 de setembro

No Brasil, a cada cinco minutos, uma pessoa morre em razão do Acidente Vascular Cerebral (AVC), sendo a principal causa de morte no país. Mais do que a mortalidade, o AVC é uma causa importante de incapacidade, com um grande impacto econômico e social, afetando não apenas o paciente, mas toda a família. O AVC tem prevenção e tratamento altamente efetivos, mas existe uma enorme falha de implementação na prática daquilo que se conhece na teoria e foi comprovado nos estudos clínicos. A implementação de programas de AVC se faz de extrema urgência e a questão será abordada no curso de extensão “Pensando o AVC fora do vaso: do planejamento à implementação de programas”, que será realizado pela Faculdade Moinhos de Vento e cuja aula inaugural - “Criando Programas de AVC no mundo: o mesmo modelo serve para todos?” - será em encontro presencial no dia 13 de setembro, às 19h, no Instituto Caldeira.

Voltado à profissionais da saúde, gestores de saúde, profissionais da indústria farmacêutica, empresas de dispositivos e equipamentos médicos, entre outros, o curso acontecerá de maneira híbrida, com dois encontros presenciais – além da aula inaugural, o encerramento, no dia 6 de dezembro, com o Observership, às 17h no Hospital Moinhos de Vento e painel final às 19h. Até 13 de setembro, o valor é de R$1.200 e, após, até o dia 30, R$ 1.500. As inscrições devem ser feitas no site.

O conteúdo terá a coordenação da Dra. Sheila Martins, Chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento, referência nacional na especialidade, contribuindo na capacitação e estruturação de serviços de AVC no Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. O estado tem o maior número de Centros de AVC públicos habilitados pelo Ministério da Saúde no país (25 dos 88 habilitados no país). A especialista – que ministrará a primeira aula - também é professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e presidente da Rede Brasil AVC. Desde 2009, Dra. Sheila coordena as campanhas mundiais de conscientização sobre o AVC no Brasil e, em 2018, passou a coordenar a campanha mundial da World Stroke Organization (WSO), única organização mundial focada em AVC e reconhecida pela Organização Mundial de Saúde. A neurologista também tem auxiliado no desenvolvimento de programas de AVC em diversos países da América Latina e, a partir de 2020, como presidente-eleita da WSO (cargo do qual tomará posse em outubro), vem auxiliando no desenvolvimento em outros países do mundo.

Com carga horária de 40 horas e dividido em cinco módulos, o curso contará com aulas expositivas, encontros on-line (aulas síncronas) gravadas no AVA Moodle, discussão e interação entre os participantes e palestrantes nacionais e internacionais (Estados Unidos, Canadá, Suécia, Espanha, Chile e Uruguai), além de workshop com discussão de propostas de modelos de implementação de AVC em redes locais.

“O curso trará a apresentação e discussão de modelos concretos de implementação de programas de AVC no cenário nacional e internacional, abordando a integração de toda a rede assistencial do AVC, desde a atenção básica até o hospital de mais alta complexidade, auxiliando na implantação da Linha de Cuidado do AVC”, explica Dra. Sheila. “Os participantes terão a oportunidade de apresentar as suas propostas de modelos de implementação que serão discutidas e validadas com o auxílio da equipe dos profissionais do curso, que também apoiarão a organização das redes de AVC locais. Será uma oportunidade valorosa de ampliação de conhecimentos acerca dessa questão tão emergencial de ações de tratamento e prevenção”, conclui.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar