faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Certificação digital em nuvem garante economia, praticidade e segurança dos dados para hospitais e clínicas médicas

Soluti

Uma pesquisa realizada pelo IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, revela que até 80% das informações médicas, em algum momento, já circulam em serviços de computação ou via mobile. Isso significa dizer que, cada vez mais, documentos como laudos e prontuários são transmitidos de forma eletrônica. E o mecanismo seguro que garante autenticidade, confidencialidade e integridade a essas transações eletrônicas é a Certificação Digital.

Considerando as demandas desse mercado, uma alternativa segura e reconhecida é o Bird ID - uma solução em nuvem para armazenamento do Certificado Digital do modelo A3 com aplicação customizada para área da saúde desenvolvida pela Soluti.  Com a tecnologia, os profissionais eliminam a necessidade de se deslocarem com a mídia (Token, Smartcard) para o trabalho, sob o risco de perda ou esquecimento em outro local. Pois, o produto centraliza as identidades digitais de todos em um único HSM (repositório criptográfico em nuvem), assim o profissional pode acessá-lo de onde estiver por meio de qualquer dispositivo móvel.

Com o certificado digital, os profissionais da saúde assinam digitalmente laudos, exames, prescrições e contratos. “Tudo isso, diminui consideravelmente o tempo gasto com burocracia, automatiza o processo e elimina a utilização de papel sem comprometer a segurança”, explica Vinícius Sousa, CEO da Soluti.

A solução da Soluti elimina alguns problemas enfrentados com o modelo tradicional de certificado, como alto investimento em mídias (leitoras, tokens, smartcards, etc), consistente demanda por suporte na gestão dessas mídias e alta complexidade na administração dos componentes. “Essa é uma solução efetiva para o setor da saúde, porque facilita e agiliza a rotina dos profissionais envolvidos e proporciona ampliação da produtividade e da segurança de dados para hospitais e clínicas”, complementa o executivo.

O Hospital Anchieta, instituição de referência em Brasília, foi uma das primeiras instituições a testarem a solução em nuvem da Soluti. “As vantagens foram logo percebidas por toda a equipe principalmente a questão da segurança e velocidade das informações que transitam de forma sigilosa. Outras vantagens são a praticidade ao médico que pode assinar digitalmente os prontuários pelo celular e a redução de custo com o papel, o que nos gerou mais produtividade, pois antes tínhamos que ter uma equipe dedicada apenas para arquivamento de documentos”, explica Louise Lyra, Diretora de Suprimentos e TI da instituição.

O coordenador de TI do Hospital Unimed Chapecó, Glauber de Bortoli, destaca entre outros benefícios a preservação do meio ambiente com a diminuição de cópias impressas. “No prazo de um ano, conseguimos uma diminuição em mais de 90% no volume de papel, gerando consequentemente uma economia nos custos de armazenamento de documentos e impressões”.

“A área da saúde passa pelas mesmas dificuldades dos outros setores, que lidam com muitos dados e alto custo para armazenamento e trânsito de documentos. Como o Certificado Digital fica na nuvem, o profissional poderá acessá-lo de onde estiver, com mobilidade e segurança, eliminando também a preocupação com danos físicos, roubos e perdas”, finaliza Sousa.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar