faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

GRAACC promove atividades artísticas sobre cuidado humanizado dentro de hospitais

divulgação GRAACC.png
Com apoio da farmacêutica EMS, projeto Olhares traz exposição e oficina fotográfica sobre o dia a dia de pacientes em hospitais

O Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC) recebe, até 26 de agosto, em sua sede em São Paulo, o projeto “Olhares” – que utiliza a arte fotográfica para estimular a reflexão sobre o cuidado humanizado e a relação de acolhimento entre profissionais da saúde e pacientes dentro do ambiente hospitalar. Organizada pelo Programa de Ação Cultutal (ProAC) e a Usina Cultural, a ação tem parceria com a ONG ImageMagica, que trabalha com a fotografia como forma de humanizar o atendimento em hospitais; e tem o apoio da EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil.

Destinada a pacientes e seus familiares, profissionais da saúde e colaboradores que atuam na instituição, a programação cultural estará disponível de segunda a sexta-feira e contará com exposições fotográficas coletivas, que buscam um olhar poético sobre diversos temas, como humanização e empoderamento. Também será oferecida uma oficina fotográfica que permitirá aos participantes compreenderem a experiência dos pacientes, além de provocar o senso de responsabilidade cidadã para um convívio cada vez mais sustentável e diverso. Toda a produção fotográfica será transformada em exposição nos corredores da instituição, ao final do projeto, trazendo mais cor e afeto ao ambiente. Será também uma oportunidade de troca entre os participantes da oficina.

Para Josemara Tsuruoka, gerente de Marketing Institucional da EMS, iniciativas que destacam o trabalho do profissional da saúde e convidam as pessoas a enxergarem a importância do atendimento acolhedor aos pacientes merecem ser valorizadas e difundidas. “Estamos orgulhosos e contentes em contribuir com este projeto cultural. A arte como forma de conscientização tem o poder de nos envolver profundamente e despertar nossa empatia e reflexão”, ressalta.

“O projeto sensibiliza os participantes com temas que estão relacionados com o dia a dia da instituição. Geralmente eles não percebem a importância por conta da demanda e o projeto traz essa possibilidade da reflexão com o olhar cultural, suavizando a rotina”, acrescenta Simone Araújo, coordenadora de projetos da ONG.

EMS e ImageMagica

A EMS é patrocinadora da proposta da ImageMagica de humanização do tratamento dentro de hospitais no Brasil desde 2008. Dentro dessa parceria, já participaram, por exemplo, o Hospital Universitário Pedro Ernesto (2008), no Rio de Janeiro (RJ); o Hospital Municipal Menino Jesus (2009 e 2013), em São Paulo (SP); o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, o Hospital de Clínicas da Unicamp e o Centro Corsini (2012), em Campinas, no interior de São Paulo; o Hospital das Clínicas de São Paulo (2014 e 2017); o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP (2015); o IMREA (Centro de Reabilitação Lucy Montoro) e a APAE (2016), em São Paulo (SP); e o Hospital das Clínicas de São Paulo (2017). Em agosto de 2020, a empresa também se uniu à ONG para colocar em ação o projeto “Conexões do Cuidar”, uma iniciativa responsável por aproximar e promover a conexão entre pacientes hospitalizados com Covid-19 e familiares por meio da fotografia e chamadas em vídeo. A proposta foi implementada em diferentes hospitais do interior do Estado de São Paulo.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar