A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Federação Internacional de Hospitais (IHF, na sigla em inglês) assinaram um acordo de cooperação técnica para fortalecer a capacidade de gestão hospitalar na região, especialmente na América Latina e no Caribe.
A colaboração se concentrará em três objetivos principais: apoiar o desenvolvimento de competências de gerenciamento hospitalar; fortalecer o gerenciamento de processos hospitalares; e promover a transformação em um sistema de saúde sustentável, resiliente ao clima e com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa.
"A OPAS opera com a premissa de que uma colaboração forte, confiável e de longo prazo é fundamental para enfrentar os desafios da saúde nas Américas", disse o diretor da OPAS, Jarbas Barbosa. "Juntamente com o IHF, esperamos fortalecer os executivos hospitalares da região para alcançarem a liderança hospitalar para o futuro - serviços inovadores, integrados, centrados no paciente e ancorados na sustentabilidade".
A OPAS, juntamente com o IHF, fornecerá orientações sobre a reestruturação e modernização de hospitais e sobre a prestação de atendimento especializado para garantir acessibilidade adequada aos serviços hospitalares, inclusive atendimento de emergência, cirúrgico, crítico e ambulatorial.
Além disso, a colaboração busca expandir os serviços digitais de saúde nos hospitais e nas redes de parceiros, promovendo abordagens inovadoras para melhorar a prestação de serviços de saúde. A OPAS e o IHF promoverão o desenvolvimento de programas de prestação de serviços de saúde que fortaleçam a resiliência climática e as decisões de liderança dos hospitais.
"O setor de saúde está passando por um período de mudanças significativas para se adaptar às necessidades futuras de serviços. A colaboração com colegas como a comunidade internacional nos permite abordar os desafios e oportunidades globais que enfrentamos, trabalhando juntos para melhorar os resultados de saúde para os pacientes, a equipe de saúde e o meio ambiente", disse a presidente da IHF, Muna A. Tahlak, M.D..
A OPAS trabalhará com o IHF no desenvolvimento de liderança e treinamento para gerentes e executivos seniores de hospitais, especialmente na organização, gestão, operação e supervisão de hospitais, promovendo uma cultura de qualidade na prestação de serviços de saúde.
Com sede em Genebra, na Suíça, a IHF é uma organização global sem fins lucrativos que oferece a seus membros uma plataforma para troca de conhecimento e trabalho em rede com diferentes atores do setor de saúde para melhorar o padrão, a qualidade e o nível da prestação de serviços.
Fonte: OPAS