faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Compliance na saúde: uma tendência voltada para o aperfeiçoamento na gestão

sabin-compliance

Ética nos negócios, transparência, respeito ao cliente e aos colaboradores e eficiência nos custos. Estes são alguns dos pilares que norteiam a prática do compliance. Para o  Grupo Sabin, um dos maiores players de medicina diagnóstica do país e referência em sustentabilidade e inovação, o compliance é peça fundamental para o desenvolvimento sustentável e íntegro de qualquer empresa que deseja se consolidar no mercado. “Quando todos, desde fornecedores até o Conselho de uma organização, seguem as diretrizes estabelecidas, acabam construindo um ambiente de negócios cada vez mais ético, fortalecendo o setor de medicina diagnóstica e garantindo serviços de qualidade ao paciente, que está no centro do cuidado”, afirma a presidente executiva do Sabin, Lídia Abdalla.

Os resultados da execução do programa de compliance corroboram as práticas do Sabin de ser uma empresa ética, socialmente responsável e economicamente saudável que presta serviços de excelência aos clientes e seja protagonista na promoção da sustentabilidade da cadeia de saúde junto a parceiros, fornecedores e operadoras de saúde.

Esse esforço tem sido reconhecido. O Sabin está presente no primeiro Guia Exame de Compliance. O grupo de medicina diagnóstica figura entre as empresas que apresentaram as melhores práticas e políticas de compliance no Brasil. O levantamento foi realizado pela revista Exame, em parceria com Instituto FSB Pesquisa e a Fundação Dom Cabral. O ranking teve 543 empresas inscritas, 298 selecionadas para etapa final e 65  pré-selecionadas para a etapa de auditoria. Ao todo 39 empresas foram reconhecidas no ranking por suas boas práticas setoriais.

Comitê de Ética e Compliance

Há cinco anos o Sabin implantou seu modelo de Governança Corporativa. Entre os pilares da Governança Corporativa está o compliance. Dentro do Sabin o ambiente ético e transparente é estimulado em prol da sustentabilidade. A empresa possui o Comitê de Ética e Compliance composto por colaboradores de diferentes setores e cargos. Esse comitê foi responsável pela atualização do Código de Conduta Ética Sabin, entregue a colaboradores e fornecedores do Grupo Sabin no ano passado. O documento atesta o compromisso do Sabin de engajar todos até a alta liderança da empresa na busca por atualizar as práticas científicas e tecnológicas para garantir a exatidão dos resultados e laudos entregues; garantir a segurança do paciente; promover políticas de investimento socioambiental e o investimento na educação continuada dos colaboradores, compartilhando conhecimento e alinhando às estratégias das empresas. O novo código também aborda questões como postura e comportamento entre os colaboradores, fornecedores, concorrentes e clientes.

O Sabin possui também a declaração de cumprimento da norma ISO 31000 de gestão de riscos. A organização está comprometida com a nova Agenda Universal proposta pela ONU por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável além de ser signatários do Pacto Global, atestando o compromisso responsável com colaboradores, investidores, consumidores, organizações e associações empresariais, além da comunidade.

Um dos mecanismos para nortear as posturas e unificar as práticas dos colaboradores das cinco regiões do país onde o Grupo atua é o acesso à Universidade Corporativa do Sabin, a Unisabin. Por meio de uma plataforma online são ofertados treinamentos e cursos ao longo de todo o ano. Com esta iniciativa, é possível mobilizar e alinhar os profissionais em um contexto de relações íntegras. "Todas essas frentes estimulam um ambiente de relações pautadas pela integridade, reafirmando nossos valores e nossa filosofia de atuação empresarial”, frisa.

Sobre o Sabin

Fundado em 1984 pelas sócias Sandra Soares Costa e Janete Vaz, o Grupo Sabin conta hoje com mais de 296 unidades de atendimento, distribuídas em 53 cidades das cinco regiões do país, que oferecem serviços de análises clínicas, diagnóstico por imagem,  vacinas, check up executivo. Recentemente, o Grupo investiu também na área de atenção primária à saúde com a parceria com a Amparo Saúde.

TAG: Destaques
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar