faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Atendimentos de telepsicologia na Conexa crescem 35,4% no primeiro semestre de 2023

Article-Atendimentos de telepsicologia na Conexa crescem 35,4% no primeiro semestre de 2023

telepsicologia.jpg
Adoecimento mental da população é um destes motivos; trabalhadores aproveitam benefício concedido por empresas para marcarem consultas

Levantamento realizado pela Conexa, ecossistema digital de saúde, líder na América Latina, identificou em seu banco de dados que houve um aumento de 35,4% nos atendimentos de telepsicologia na plataforma da healthtech no primeiro semestre de 2023 em comparação com igual período de 2022.  

Foram, no total, 989.459 atendimentos de janeiro a junho deste ano ante 730.040 nos primeiros seis meses de 2022. O adoecimento mental das pessoas é um destes motivos.  

A Conexa ouviu também, em outra pesquisa, pacientes que mostraram ter a percepção de que o formato remoto leva as pessoas a abdicarem do presencial em detrimento da plataforma. Do total de entrevistados, a maior parte disse que foi atraída pelo recebimento do benefício pelo plano de saúde (55,8% dos pesquisados pela Conexa), por comodidade do horário (17,9%) e por não precisar se deslocar até clínicas (23,2%). 

“O benefício é importante, mas o impulso maior para se conectar à nossa plataforma é quando ele sente que precisa de ajuda”, afirma a psiquiatra Erica Maia, gerente de saúde mental da Conexa. “Muitos têm percebido a necessidade de cuidar da saúde mental”, emendou. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há um considerável aumento de diagnósticos de depressão ou ansiedade no Brasil. São cerca de 11,5 milhões, maior número da América Latina, muitos destes adquiridos no mercado de trabalho. “Este índice é alarmante; as empresas precisam ficar atentas a este fato e tomar providências para proporcionar bem-estar aos seus colaboradores”, ressalta Erica.  

Um outro levantamento da Conexa aponta ainda que 95% dos trabalhadores consideram relevante que o local onde trabalham ofereça o atendimento de terapia ou programas voltados ao bem-estar do colaborador. Esse dado corrobora o Global Learner Survey (2022), que indicou que 92% dos brasileiros têm a mesma preferência. O brasileiro, ao procurar um emprego, tem demonstrado mais interesse por vagas em empresas que proporcionam um benefício de saúde mental ou bem-estar.  

Retorno 

Cuidar da saúde mental dos colaboradores é uma preocupação atual também das empresas, pois aqueles que investem em acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico de seus funcionários registram menos afastamentos, faltas e absenteísmo.  

De acordo com estudo da Harvard Business Review, o retorno sobre investimento (ROI) da saúde mental nas empresas é de R$ 3,68 para toda a equipe e de R$ 6,30 para os gestores. A Conexa também identificou em seu levantamento que 85% dos colaboradores sentiram melhora na vida pessoal e, 80%, na profissional após as consultas de telepsicologia.  

 “Cuidar da saúde mental reflete em todas as áreas da vida. Não é possível separar o indivíduo no âmbito pessoal do trabalho e vice-versa. As empresas que entenderem isso diminuirão o turnover e terão resultados expressivos em produtividade”, afirma Erica. 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar