faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Dr. Robert Pearl: no palco do HIS, especialista defende transformação no sistema de saúde

dr robert.jpg
Pearl é professor clínico na Stanford University School of Medicine e e ex-CEO do Permanente Medical Group - o maior grupo de planos de saúde dos Estados Unidos

O segundo dia do HIS - Healthcare Innovation Show, evento voltado para a saúde e inovação, contou com a participação internacional do Dr. Robert Pearl, uma referência em assuntos de saúde nos Estados Unidos. Pearl é professor clínico na Stanford University School of Medicine e integrante do corpo docente da Stanford Graduate School of Business, além de autor e ex-CEO do Permanente Medical Group. O norte-americano foi o keynote speaker convidado para o segundo dia de evento. 

O especialista relembrou avanços importantes da medicina nas últimas cinco décadas. Deu como exemplo o diagnóstico e tratamento atual de um câncer de mama, que é feito através de modernos exames de imagem, análises clínicas, medicação e cirurgias minimamente invasivas. “Se olharmos para trás, uma mulher que tinha um câncer de mama há 50 anos era diagnosticada apenas pelo nódulo e passava pelo processo de retirada completa da mama. Hoje temos diversas etapas que, conectadas, nos proporcionam um diagnóstico preciso, precoce e preventivo, o que ressalta a importância do acompanhamento do paciente”. 

Pearl é defensor da saúde integrada e está na lista das 50 lideranças médicas mais influentes da Modern Healthcare. Ele acredita que a medicina de atenção primária é peça-chave para melhorar o bem-estar do paciente e ainda ajudar na redução de custos hospitalares. “Os custos da saúde estão subindo no mundo todo e de forma muito rápida. Como podemos cuidar de uma população que está envelhecendo? Como garantir atendimento a todos? É preciso conectar dados, unir os médicos e incentivar as ações preventivas em grupo”, explica.  Para o especialista, é necessário unir liderança, tecnologia e motivação para se obter êxito nos trabalhos e projetos da área da saúde.  

O desafio para o fomento desse sistema, de acordo com Dr Robert, encontra-se na cultura médica, que, segundo ele, está mais preocupada com a hierarquia do que com os resultados. “Eles creem que o sistema atual é melhor, embora os dados não digam isso. Um sistema conectado, no qual se atue preventivamente, tem muito mais sucesso do que o sistema atual, onde você paga pela consulta que precisa naquele momento”. 

O Keynote falou também sobre cases de sucesso realizados nos Estados Unidos, onde a saúde integrada preveniu diretamente o agravamento de doenças como infarto e outros tipos de câncer em pacientes monitorados.  

O HIS - Healthcare Innovation Show termina hoje, mas ainda é possível participar. A Informa Markets criou uma promoção, com desconto especial de 50% no valor da inscrição. Basta mencionar o código PROMO50% ao se inscrever no evento.  

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar