faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Ecossistema Digital de Prescrições Médicas confere à Memed o primeiro lugar no Prêmio Referência da Saúde 2021

MEMED.png
Premiação aconteceu durante a programação do primeiro dia do Healthcare Innovation Show (HIS)

Com objetivo de revolucionar o setor de saúde e eliminar a necessidade do papel no fluxo de prescrições médicas, a Memed, empresa líder no mercado de receita digital, desenvolveu um Ecossistema de Prescrições 100% Digitais, que lhe conferiu o primeiro lugar no Prêmio Referência da Saúde 2021, na categoria “Tecnologia da Informação: instituição e projeto”, cujo anúncio dos vencedores aconteceu durante o primeiro dia de programação do HIS (Healthcare Innovation Show), evento referência em tecnologia e inovação no setor. O intuito da empresa com o desenvolvimento do projeto é garantir maior eficiência, segurança, ética e agilidade para o setor de ponta a ponta.

Diante deste contexto, todo o processo deste ecossistema que tem início na emissão de uma receita elaborada, assinada e emitida digitalmente pelo médico, recebida por meio digital pelo paciente e acessada, também, digitalmente pela drogaria que fará a dispensação do medicamento a este paciente. Desta forma, todo o fluxo existente acontece de forma integrada e digital entre todos os agentes desta cadeia.

De acordo com o CEO da Memed, Joel Rennó Jr., o que possibilitou o desenvolvimento deste projeto foram as demandas do segmento e um grande espaço para o crescimento e digitalização do setor. “Nossa iniciativa originou-se da necessidade de digitalizar um setor que, ao longo da história, sempre foi analógico e carecia de melhorias em eficiência, segurança e agilidade no fluxo de prescrição entre médico, paciente e farmácia. Por meio da Memed, foi possível a conexão entre estes agentes de forma 100% digital. Acreditamos que somos responsáveis pelo início da revolução nesse setor que ainda tem grandes desafios e oportunidades a serem exploradas”, explica.

Construindo um Ecossistema Digital de Prescrições

Em 2020, a plataforma precisou de fortes investimentos estruturais para garantir que a construção deste ecossistema se tornasse possível. O primeiro passo foi a formação dos times específicos para desenvolvimento de cada produto – Prescrições, Receita Digital e Dispensador Web – e em seguida a construção de um forte relacionamento com órgãos reguladores como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Federal de Farmácia (CFF) e a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).

Investimento sólido em Infraestrutura para garantir escalabilidade e estabilidade dos serviços, bem como a estruturação das equipes de Customer Experience, de Integrações e, principalmente, de Segurança para garantir a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, foram etapas cruciais para o sucesso deste ecossistema digital.

Outro fator que interferiu diretamente na construção da proposta foi a chegada da pandemia do COVID-19, que trouxe o desafio de concluir o desenvolvimento dos produtos em poucos meses para possibilitar o atendimento dos players do setor. No entanto, este ecossistema digital foi um importante agente na condução das ações referentes à pandemia no país. “Construímos o produto certo, no momento certo e geramos valor para toda cadeia: médicos, instituições, sistemas de telemedicina, drogarias e laboratórios de exame auxiliando mais 35MM de pacientes no momento mais crítico que nosso país já viveu em meio à Pandemia causada pelo COVID-19”, comenta Rennó Jr.

Ecossistema Digital em números

A expertise na criação do produto garantiu à Memed não apenas um significativo crescimento, mas, também, a consolidação da empresa como referência no mercado da saúde. De acordo com dados recentes da Memed, somente nos últimos 18 meses o volume de prescrições alcançou um aumento de 500%. Além disso, mais de 120 mil médicos, 40 mil drogarias e mais 280 instituições de saúde passaram a fazer parte deste ecossistema. Segundo pesquisa realizada pela Memed, em agosto de 2021, 94% dos médicos estão satisfeitos com a experiência de uso das receitas digitais, o que assegura o importante papel do Ecossistema Digital de Prescrições no segmento de saúde.

Neste sentido, Rennó Jr. afirma a importância dos agentes do setor para a evolução da empresa e para o desenvolvimento deste mercado. “Observamos que mesmo com todo esse crescimento, garantimos um alto índice de satisfação dos nossos usuários, com um NPS (Net Promoter Score) em zona de excelência. Focamos em ouvir e interagir com nossos clientes para que eles se sintam parte do processo e percebam que suas ações e feedbacks têm impacto real no setor de saúde e na evolução da Memed. Afinal, nosso trabalho é feito para os clientes e pela saúde”, comenta.

Com a base do ecossistema finalizada, a companhia avança para os próximos passos, com foco na evolução dos produtos e na experiência dos usuários. “Até agora construímos o alicerce desse ecossistema. A próxima etapa é garantir o desenvolvimento de inteligências que apoiem a tomada de decisão médica, a simplificação de fluxos nas prescrições, o desenvolvimento de plataformas de compra de medicamentos e agendamento de exames, bem como funcionalidades na Receita Digital que auxiliem o paciente na adesão ao tratamento. Ainda há muito a ser construído, e estamos apenas no início desta jornada disruptiva”, finaliza Rennó Jr.

Sobre a Memed

Pioneira e líder no mercado de prescrições médicas digitais, a Memed atende mais de 280 empresas/instituições de saúde no país. Com uma frente exclusiva de atendimento B2B, disponibiliza todo suporte necessário para uma integração simples e rápida da sua instituição em até 7 dias. Escolhida por mais de 120 mil médicos, a Memed gera mais de 2,7 milhões de receitas médicas mensalmente. Apresenta o mais completo banco de medicamentos proprietário do Brasil, com mais de 60 mil itens, sendo uma das primeiras healthtechs do país e uma das principais companhias no mercado de novas tecnologias para o setor de saúde. Dentro do seu objetivo de consolidar um ecossistema de saúde através das prescrições digitais e por meio da integração de todas as pontas da cadeia de saúde, dispõe de soluções específicas para médicos, pacientes, hospitais, clínicas, operadoras de saúde, empresas de telemedicina, varejo farmacêutico e laboratórios de análises clínicas e de diagnóstico por imagem.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar