faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Metaverso é destaque da Globant no HIS

his 2022 (1).jpg
Executivo da empresa apresentou uma palestra sobre experiências disruptivas e as tendências em tecnologias que devem seguir em alta nos próximos anos

O Congresso do HIS - Healthcare Innovation Show, que aconteceu em setembro, ofereceu ao público do evento uma visão ampla sobre como as inovações tecnológicas estão desenhando o futuro no mercado da saúde. Entre os palestrantes de destaque, o diretor Global de Life Science da Globant, Lucas Najun Dubos, trouxe para o palco do HIS uma temática sobre experiências disruptivas da empresa e as tendências em tecnologias que estão chegando no setor de saúde. A Globant é uma empresa nativa, digital, focada em reinventar negócios por meio de soluções tecnológicas inovadoras, e patrocinadora da edição 2022 do evento.   

Dubos iniciou a apresentação comentando alguns casos de sucesso da empresa, como a parceria com a operadora de saúde SulAmérica, que implantou uma solução omnichannel 360° que concentra toda a experiência digital do cliente por um ponto só de acesso, e com a farmacêutica Johnson & Johnson para o treinamento de médicos em soft skills por meios imersivos.

O executivo também abordou as tendências que estão em alta neste cenário atual de pós-pandemia e que devem ainda evoluir mais nos próximos anos. Uma das tendências é a mudança no perfil do paciente, que está mais consumidor, ou seja, o paciente está mais exigente no que diz respeito a aspectos como a facilidade no acesso a serviços e a demanda por respostas imediatas em canais de comunicação. Outra tendência atual é a automatização, com assistentes virtuais de atenção primária, ferramentas de autodiagnóstico e o uso de Inteligência Artificial em processos hospitalares.  

“As mudanças são amplificadas pelos avanços nas tecnologias que estão aparecendo e que estão por vir nos próximos anos. O 5G é um exemplo de tecnologia que vai melhorar a qualidade nos atendimentos médicos, permitindo experiências muito mais imersivas e o tráfego de informações pesadas mais rápido. As possibilidades são muito grandes e estamos ansiosos para ver como essas mudanças serão importantes e benéficas para o mercado de saúde”, afirmou Dubos.

O Metaverso

O metaverso no mundo da saúde é uma realidade para a Globant. O diretor Global de Life Science da empresa falou sobre o assunto na sua palestra apontando três frentes em que o metaverso pode ser inserido no setor de saúde: experiências imersivas para pacientes, treinamento de médicos e no atendimento de saúde. “Um paciente que precisa ficar em uma sala fazendo diálise três vezes por semana, durante três ou quatro horas, pode ter essa experiência melhorada com a opção de realizar atividades no metaverso”, exemplificou Dubos.

A tecnologia imersiva também é uma aliada no atendimento médico, como a telessaúde, e na educação continuada de profissionais, com a transferência de conhecimento e treinamento de médicos. Esse último aspecto foi destacado pela Globant também no espaço de exposição do HIS - Healthcare Innovation Show. O público visitante do evento teve a oportunidade de ver uma demonstração na prática de como a tecnologia imersiva é usada neste sentido de treinamento de médicos.

“Às vezes custa muito imaginar mudanças de paradigmas clássicos da medicina, mas devemos nos desafiar. Uma tecnologia que acreditamos que não está apresentando resultado, pode estar apenas passando por uma fase de desenvolvimento que não é tão apelativa, porém isso é normal com as tecnologias exponenciais. De repente, ocorre uma mudança e essa tecnologia tem o potencial de transformar a vida das pessoas com a sua aplicação”, finalizou Dubos.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar