faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospitalar 2023: melhora da comunicação no atendimento é destaque na arena de Atenção Domiciliar e Cuidados de Transição

Article-Hospitalar 2023: melhora da comunicação no atendimento é destaque na arena de Atenção Domiciliar e Cuidados de Transição

domiciliar_feridas.jpg
No tratamento de pessoas com feridas em atendimento domiciliar, a falha na transmissão de informações prejudica a recuperação do paciente

No último dia da Feira Hospitalar 2023 a arena de Atenção Domiciliar e Cuidados de Transição recebeu a palestra da Camila Martins, enfermeira e pesquisadora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP. O tema da palestra foi "Cuidados especializados a pessoas com feridas e atendimento domiciliar: um approach necessário".

O cuidado de pacientes com feridas abertas em casa é bastante delicado. A eficácia do tratamento depende tanto dos médicos quanto dos feridos. Usando um exemplo pessoal, ela enfatizou que termos técnicos e complexos não são relevantes quando se trata desse tipo de atendimento. “O paciente precisa compreender o que tem ser feito, e partir disso ele passa a respeitar as orientações e progride no cuidado”, explica Camila Martins.

Em uma expedição ao Pará ela pôde entender na prática como a comunicação interfere no resultado final dos pacientes. Com as trocas de turno, nem sempre todas as informações eram passadas de forma clara para o próximo profissional, e isso tinha impacto direto no cuidado. “Para solucionar essa questão, criamos uma placa colocada do lado de fora dos quartos dos pacientes, permitindo que os profissionais se informassem antes mesmo de interagir com eles”, explicou. 

Camila enfatizou a importância de envolver não apenas o paciente, mas também seus familiares para garantir que o processo seja compreendido. “Na placa, os profissionais registravam a data de suas visitas, deixavam observações e horários para a medicação, de forma lúdica para que todos pudessem entender. Posteriormente, foi adotado um prontuário domiciliar para otimizar ainda mais as operações”, pontuou Martins.

Estamos na era da comunicação digital e o acesso à informação está muito mais dinâmico e rápido. Apesar disso, nem todos os pacientes têm acesso ou compreendem a comunicação dessa forma. “O interessante do diálogo com o paciente é fazer isso da forma mais compreensível para ele, seja em um smartphone ou em uma folha de papel com desenhos coloridos. O importante é passar a mensagem”, finalizou Camila Martins, enfermeira e pesquisadora da FMUSP.

 

A Hospitalar 2023 terminou, mas o conteúdo de qualidade continua o ano todo no Hospitalar Hub. Acesse online e mantenha-se conectado com os principais players. E o evento presencial de 2024 já tem data marcada para acontecer, anote na agenda: de 21 a 24 de maio.