A ideia é simples, inspirada no modelo das startups: descobrir a dor do mercado e desenhar uma solução que resolva o problema de uma forma que ninguém pensou antes. Foi assim que surgiu o conceito inovador da Happymed, uma operadora de plano de saúde nascida em Florianópolis há pouco menos de um ano e já com planos ousados – chegar a 30 mil beneficiários ainda neste ano em Santa Catarina. A fórmula para crescer está na combinação de tecnologia, atenção primária à saúde e uma rede de atendimento própria.
Fundada pelo empresário Raphael Meneguetti, paranaense formado em Odontologia e radicado em Santa Catarina desde 2006, a Happymed é a filha mais nova do grupo GF Health Group, formado por clínicas de especialidades médicas e exames complementares, laboratório de análises clínicas, clínicas odontológicas e clínicas de atenção primária. Atualmente o grupo está presente em Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Florianópolis e São José, mas o plano de expansão prevê a chegada em outras 12 cidades catarinenses nesse e no próximo ano.
CEO da Happymed, Tiago Lucero diz que o modelo de negócio proposto pela operadora foi desenvolvido a partir de um estudo minucioso que identificou as principais lacunas do mercado de saúde suplementar no Brasil. “Nosso cliente ingressa na Happymed e passa a contar com uma equipe de atenção à saúde que vai criar um plano terapêutico integrado. Todo o esforço é para evitar a doença e, quando não for possível prevenir, oferecer a melhor solução. Neste modelo, a equipe multidisciplinar de saúde é figura essencial, porque acompanha o paciente desde a entrada no plano de saúde. Este relacionamento permite antecipar cenários e evitar o agravamento de quadros, o que muitas vezes ocorre porque não há um acompanhamento do paciente ao longo de sua jornada”, explica. “Nosso propósito não é vender plano de saúde. Queremos entregar uma experiência nova, de cuidado com a saúde”, acrescenta Lucero.
“Apesar de sermos um plano jovem, temos conseguido conquistar a confiança das empresas ao oferecer um serviço baseado na prevenção. Isso é possível com uso de tecnologia e inteligência artificial. Além disso, cuidamos das pessoas 24 horas por dia, seja com telemedicina ou serviço de emergência”, diz o fundador Raphael Meneguetti.
A oferta de plano de saúde é um dos benefícios mais valorizados pelos colaboradores das empresas, o que contribui para a atração e retenção de talentos. Além disso, melhora o engajamento e aumenta a produtividade. “As pessoas ficam mais tranquilas e felizes por saberem que serão cuidadas em caso de doença”. Já as empresas, têm a garantia de que não vão levar sustos com o investimento na saúde dos colaboradores. “A data de aniversário e do reajuste do plano é uma das principais dores de quem atua nesse mercado”, diz.
A gestão é um dos pontos fortes da Happymed, que vem investindo em governança e convocou um time de peso para o Conselho de Administração do GF Health Group. São nomes como David Martins, CEO do Hospital SOS Cardio, Delton Batista, presidente do LIDE SC e Julian Tonioli, investidor e consultor especializado em gestão estratégica. “Pautamos nossa atuação nos princípios de ESG (environmental, social and governance) e com esta filosofia queremos levar felicidade para as pessoas. O plano é ser feliz”, resume.