faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital Marcelino Champagnat completa 9 anos com investimentos e inovações

Article-Hospital Marcelino Champagnat completa 9 anos com investimentos e inovações

442d371ef04d6f7fe10c3ad720e6bd66.jpg

A pandemia e a crise econômica imposta pelo novo coronavírus não impediram o Hospital Marcelino Champagnat de prosseguir com seu projeto de expansão e com os investimentos previstos. Dois novos prédios estão em construção para atender ao complexo hospitalar do Grupo Marista, que contempla o Marcelino Champagnat e o Hospital Universitário Cajuru, sendo um deles sob o heliponto que atende aos dois hospitais e um prédio anexo. As áreas operacionais vão servir ambos, focados especialmente na relação com as escolas de Medicina e Ciências da Vida da PUC-PR.

Além da construção dos novos prédios, o projeto total inclui a expansão da capacidade de atendimento, reestruturação das áreas físicas para abrigar melhorias e inovações, com previsão de conclusão em 2023. 

No ano em que o Hospital Marcelino Champagnat – único no estado reconhecido pela Joint Comission International (JCI), a maior acreditação do mundo de qualidade e segurança em atendimento ao paciente - completa 9 anos, fica a imagem da força, do trabalho árduo de todos e dos desafios e experiências em meio à pandemia. 

“Por isso, as novas Unidades de Terapia Intensiva serão direcionadas a qualquer tipo de patologia que possa nos surpreender. As UTIs serão concebidas com purificação do ar permanente (pressão negativa), espaço confortável para acompanhante, incluindo sala para as famílias, banheiros com chuveiro, entre outras comodidades. Lembrando que tudo só será utilizado quando forem permitidas as visitas, que no momento estão suspensas em todas as unidades por recomendação do Ministério da Saúde”, reitera o diretor do Hospital Marcelino Champagnat, José Octávio Leme.

Ele lembra ainda que, apesar de o ano estar sendo um desafio para toda a comunidade, a missão de cuidar da saúde dos pacientes com excelência, segurança assistencial, alta tecnologia e atendimento humanizado permanece. "São mais de 750 médicos credenciados e 600 colaboradores dedicados a essa área fundamental para promover a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas", ressalta.

Expansão

Referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, o Hospital Marcelino Champagnat vai aumentar em 60% o número de leitos de internação e UTI. “Teremos 70 novas vagas no total. Com isso, o número de leitos vai passar de 116 para 186 até 2022. Para isso, implantamos um novo andar administrativo. O projeto, iniciado em fevereiro de 2019, conta com o conceito arquitetônico de open office (escritório aberto, em inglês), sem paredes e divisórias, para unificar, em um só pavimento, todos os setores de operacionais da instituição com um espaço de melhor qualidade para nossos colaboradores, mas seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde”, comenta José Octávio.

 De acordo com a gerente de projetos, Elaine Costa, a iniciativa faz parte da fase zero do novo Plano Diretor, que irá expandir a estrutura de atendimento médico e abrirá novas oportunidades de negócio. “O objetivo é ocupar espaços ociosos e otimizar processos. Por isso, unificamos o backoffice dos dois hospitais em um único local, no décimo andar do prédio principal, para trazer sinergia operacional e maior eficiência na rotina administrativa. Com isso, abriremos espaço para a expansão dos departamentos clínicos. Nas próximas fases, iremos construir, além dos 30 novos leitos de UTI, 40 novas unidades de internamento”, afirma Elaine. 

Fluxos e adequações

Durante a pandemia, a instituição conseguiu se preparar com protocolos de avaliação de casos, divisão de fluxos de atendimento - com espaço específico para pacientes com síndrome respiratória desde a entrada até a internação, além de investimentos na infraestrutura. “O hospital investiu mais de  meio milhão de reais em obras para criação de um centro cirúrgico específico e de diversas barreiras físicas. Foram estabelecidos treinamentos constantes e protocolos rigorosos de uso e manuseio de EPIs, realização de testes para a COVID-19 em todos os colaboradores que apresentassem qualquer sintoma respiratório, além de novas contratações”,  explica José Octávio Leme.

 Sobre o Hospital Marcelino Champagnat

O Hospital Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de Check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).