faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

MedSênior investe em soluções inovadoras e fecha parceria com a hCentrix

MedSênior.jpeg
Operadora tem HUB próprio e desenvolve, aperfeiçoa e implementa novas soluções do mercado. Ferramenta de Machine Learning da hCentrix é uma das contratadas da rede que se orgulha em fomentar o ecossistema de inovação em saúde.

Promover o envelhecimento saudável é um desafio para a sociedade como um todo e, consequentemente, para o Sistema de Saúde. No entanto, uma Operadora de Saúde enxergou que esse era o melhor caminho e decidiu investir nas estratégias de promoção da saúde para a população adulta e idosa: a inovação. 

Estamos falando da MedSênior, operadora fundada em 2010 com a missão de promover o envelhecimento saudável e tem um robusto Programa de Medicina Preventiva. A operadora identificou a necessidade em investir em novas tecnologias e aprimorar outras já existentes para uma gestão de saúde populacional centrada na Medicina Preventiva. A MedSênior mantém, inclusive, um selo independente de inovação, conduzido pelo Hub próprio de inovação da instituição, o MIL (MedSênior Inovation Lab). 

De acordo com Thiago Maia, médico e Líder de Saúde do MIL e da MedSênior, tratar a saúde sob a ótica da prevenção e não apenas da doença é uma necessidade para a operadora e, por isso, investir em um ambiente de inovação é essencial para o segmento. “Prover Saúde, para a MedSenior, é prover prevenção e promoção da saúde. E, para isso acontecer, é necessário inovar muito. Entendemos que entregar qualidade de vida para os nossos associados é um dos grandes diferenciais da MedSênior, o que é uma grande mudança de paradigma no Brasil, cuja cultura é mais hospitalicêntrica”, disse.

Maia ressalta que o Programa de Medicina Preventiva da operadora, e um de seus maiores projetos, é diretamente apoiado pela área de inovação da empresa, o MIL, e que é isso que permite à operadora avançar nesse sentido e se destacar no mercado. “Historicamente, já temos Know how em tratar as doenças. Agora, para prever a doença e agir para que ela não aconteça, é algo relativamente novo e que exige, além de raciocínio, muitas ferramentas preditivas”, completa.

Para auxiliar nesse processo, a MedSênior contrata e desenvolve ferramentas que visam a otimização de processos e geram indicadores para o embasamento de decisões e estratégias, pontos essenciais para a chamada Medicina de Precisão. A ferramenta de automatização de autorizações prévias da hCentrix é uma das que entrou para o grupo de hall de ferramentas que automatiza o processo de auditoria médica de ponta a ponta. A hCentrix veio integrar os recursos da nossa plataforma S.A.R.E. responsável pela automatização de todas as entradas de solicitação, autorização, regulação e execução, ou seja, o ciclo completo de toda a demanda de saúde não apenas na MedSênior como também em outras instituições públicas ou privadas. Contratada em janeiro deste ano, a plataforma da hCentrix se integrou à estrutura da operadora e passou por um robusto processo de estruturação para que os dados coletados e indicadores gerados a partir de inteligência artificial (IA), possam, já a curto e médio prazo, contribuir para embasar as informações do setor e orientar a tomada de decisões da equipe. “Na estrutura própria da MedSênior tudo se conecta e, tanto as ferramentas produzidas internamente quanto as contratadas, como a da hCentrix, trabalham em conjunto. Visamos extrair o melhor de cada solução para garantir não apenas o sucesso da implementação, como também a continuidade dos trabalhos realizados por ela a longo prazo”, disse Maia reforçando que, ao ter essa preocupação a operadora de saúde fomenta o ecossistema das startups, em especial das HealthTechs, e contribui para a evolução de suas soluções no mercado. 

Ainda de acordo com Maia, o principal objetivo da implementação de soluções como a da hCentrix é diminuir o esforço desnecessário, que é se valer do tempo e do trabalho humano para uma função cuja automatização já poderia ser implementada otimizando, inclusive, o trabalho do profissional humano. “O maior ganho é, com certeza, a otimização de tempo e de recursos. Para funções em que já sabemos que a automatização seria a melhor decisão, deixar o ser humano liberado para uma função que a máquina não é capaz de operar permite a todos o desenvolvimento de um ambiente com mais organização, escalabilidade, infraestrutura e logística mais adequada”, afirma.

Segundo o médico, o segundo maior ganho é a diminuição dos riscos de erros, feita a partir das informações processadas pela ferramenta de Machine Learning com uma acuracidade altíssima. Com ML, a ferramenta desenvolve uma precisão de informações cada vez maior, o que torna a probabilidade de erros inversamente proporcional à quantidade de dados com os quais a máquina é alimentada”, conclui.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar