faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como a pandemia impactou o gerenciamento de resíduos sólidos na saúde?

podcast 6 saudebusiness.jpg
No 6º episódio do Podcast Saúde Business, o presidente do conselho da Associação Projeto Hospitais Saudáveis, Vital Ribeiro Filho, fala sobre processos de descartes dos resíduos, impactos para o meio ambiente e inovações na área

Um dos grandes destaques da programação da 27ª edição da Feira Hospitalar foi o Congresso de Hotelaria e Facilities, que além de reunir grandes nomes da área, trouxe à tona também discussões relacionadas ao aumento significativo do número de resíduos sólidos gerados por organizações de saúde.

O episódio do Podcast Saúde Business desta semana tem como tema principal “Impactos da pandemia no gerenciamento de resíduos sólidos nas instituições de saúde”. Para discutir e auxiliar o entendimento sobre a importância de se debater essas questões, o convidado é Vital Ribeiro Filho, presidente do conselho da Associação Projeto Hospitais Saudáveis, ponto focal da organização internacional Saúde Sem Dano (Health Care Without Harm) e da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals) e coordenador do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde/Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

A pandemia da COVID-19 aumentou significativamente a utilização de EPIs, desde máscaras e luvas até as seringas para vacinação e testes. Ou seja, uma quantidade ainda maior de resíduos sólidos passou a ser diariamente produzida e descartada. "Além disso, durante o período da pandemia também houve uma preocupação com a alta taxa de resíduos infectantes, o que colocou uma certa pressão sobre os sistemas de tratamento das cidades”, disse Ribeiro Filho.

podcast hospitalar ep 6.jpg
Vital Ribeiro Filho e Ana Carolina Rizzi (Rede D'or São Luiz) no painel "Impactos da pandemia no gerenciamento de resíduos sólidos nas instituições de saúde", durante a Hospitalar 2022. 

Ainda em relação ao tratamento de resíduos que acontecem nas cidades, o médico comenta que muitas passaram por dificuldades, pois não possuíam condições de receber um aumento na quantidade de resíduo para tratamento.

Apesar de todas as dificuldades, o tema abriu portas para as instituições de saúde discutirem questões relacionadas à sustentabilidade e ao meio ambiente e, mesmo com o momento de pico da pandemia durante o ano passado, pesquisas mostraram que o número de resíduos se estabilizou. “Falar sobre o impacto dos resíduos no meio ambiente é extremamente importante. Em alguns países, já existe um reforço mais consciente de reduzir os consumos desnecessários e aumentar a eficiência em custos. Aqui no Brasil também estamos caminhando”, ressaltou. 

Ribeiro Filho explicou também como as soluções de sustentabilidade devem ser criadas e a importância da Feira Hospitalar no incentivo às discussões. “O evento é o reflexo e o principal termômetro do mercado. Grandes empresas fornecedoras de materiais de consumo estão cada vez mais atentas nessas questões e sendo mais exigentes nas compras, incorporando os critérios de sustentabilidade, tanto ambiental como social”, finalizou. 

podcast saudebusinessepisodio 6.JPG

Oferecido pela Hospitalar, o Podcast Saúde Business apresenta debates e entrevistas com temas importantes e convidados relevantes do setor, trazendo as principais tendências em gestão e atualizações do mercado.

Para ouvir todos os episódios do Podcast Saúde Business, acesse o link e confira!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar