faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Healthtech combate números alarmantes das doenças cardiovasculares no mundo

Divulgação/Neomed neomed grupo.png
Kardia, da Neomed, torna o diagnóstico de doenças do coração acessível e escalável e prevê impactar mais de 200 mil vidas em 2 anos;

As doenças cardiovasculares são o principal motivo de mortes no mundo todo, com cerca de 18 milhões de óbitos anualmente, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS, 2019). No Brasil, o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é a principal causa de mortes – mais de 300 mil pessoas sofrem ataques cardíacos todos os anos (Datasus, 2019). Nestes casos, o tempo para dar início ao tratamento é fundamental para melhorar as chances de vida, além de diminuir anos perdidos por incapacidade.

Para mitigar os impactos negativos das doenças coronarianas na saúde brasileira e no mundo, a healthtech Neomed desenvolveu o hub Kardia para acelerar a detecção, diagnóstico e conduta médica para diminuir os números alarmantes da doença. A solução da Neomed completou em outubro seu sexto mês de operação e demonstra números relevantes. 

O Kardia já ajudou 4.059 vidas brasileiras e a expectativa é de ter mais de 200 mil pacientes impactados nos próximos dois anos. Os dados obtidos revelam que, no cenário de dor torácica na sala de emergência, a ferramenta se mostrou viável e com grande potencial de redução do tempo de início do tratamento de pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). 

"Dos 4.059 exames de pacientes analisados via Kardia, conseguimos identificar 237 casos de síndrome coronária aguda, situação emergencial na qual o fluxo de sangue para o músculo cardíaco está comprometido. Tal quadro mata mais de 100 mil brasileiros por ano, sendo que o diagnóstico e tratamento precoce são fundamentais para garantir um melhor prognóstico. Ficamos felizes de constatar que nossa solução pode evitar consequências graves. Foram 237 vidas e corações salvos por uma equipe de cardiologistas imbatível", afirma Luigi Pizzichemi, Cofundador e Chief Operating Officer (COO) da Neomed. 

Outra dificuldade enfrentada na saúde brasileira é a desigual distribuição de médicos entre as regiões. Dos médicos com título de especialista no Brasil, apenas 4,1% deles são cardiologistas, sendo que a maior parte se concentra nos grandes centros. Neste contexto, as soluções tecnológicas como a da Neomed são capazes de diminuir as distâncias da saúde aproximando médicos de pacientes.

“É raro contar com um cardiologista em tempo integral no Pronto-Socorro, o Kardia traz a segurança médica de um especialista e a agilidade no diagnóstico para uma doença em que alguns segundos para entrada da medicação podem fazer a diferença”, afirma Gustavo Kuster, fundador e Diretor Executivo da Neomed.

Tecnologia e Medicina andam lado a lado para salvar vidas 

A Neomed reúne um time de cardiologistas de plantão (24/7) aliados à tecnologia embarcada na plataforma de telediagnóstico do Kardia para analisar e laudar o exame de Eletrocardiograma (ECG) em 5 minutos, bem como  fornecer apoio à conduta médica nos casos de infarto e fibrilação arterial. 

"Cada minuto faz a diferença nos casos críticos, por isso, o diagnóstico que entregamos em no máximo cinco minutos gera um impacto que pode ser traduzido em anos extras de vida para os pacientes. Já salvamos mais de 34 anos de vida da população, daqueles que apresentaram eletrocardiogramas (ECGs) críticos, além de termos diminuído significativamente os anos perdidos por incapacidade", afirma o cardiologista Diandro Marinho Mota, Diretor Médico da Neomed. 

A rapidez no diagnóstico é possível por conta de uma equipe qualificada aliada à Inteligência Artificial (IA), que realiza uma pré-análise automática do exame, e emite um alerta em tempo real para os médicos sinalizando se o exame está normal ou anormal. Em seguida, é possível consultar a medida terapêutica recomendada por meio de um ChatBot, criado com o mais alto crivo científico, seguindo as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia e com suporte de um médico cardiologista.

O pré-laudo da IA é enviado em 50 segundos para a equipe médica do Pronto-Socorro e para os cardiologistas da Neomed. O nível de gravidade é dado a partir da análise da IA em cinco aspectos do ECG: ativação atrial, ritmo, ativação ventricular, repolarização ventricular e condução atrioventricular.

Neomed foca na Jornada Digital completa dos Pacientes 

Em março de 2021, a Neomed recebeu aporte de R$ 6,5 milhões para investir em soluções voltadas para a jornada digital dos pacientes. Para os próximos meses, a previsão é implementar o Kardia em outros 30 hospitais. Além disso, a empresa planeja ampliar sua rede de abrangência focando na jornada digital do paciente crônico. 

 

Kardia em números* 

Início da operação 

5 de abril de 2021

Número de hospitais com a solução

10 hospitais

Pacientes impactados 

4.059

Exames ECGs triados como anormais 

2.544 (63%)

Pacientes críticos 

237 

Tempo de entrega laudo

2,4 minutos (mediana)

Anos de vida salvos 

34 anos 

*Período: de 05/04/21 a 18/10/21

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar