faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital Santa Isabel completa 112 anos

saude business_ hospital santa isabel.png
Unidade de saúde em Blumenau é referência na realização de transplantes e cirurgia robótica

O Hospital Santa Isabel (Blumenau/ SC), que faz parte da Rede Santa Catarina, completa 112 anos na próxima segunda-feira, 04 de outubro. Devido à pandemia, as celebrações ficarão restritas ao público interno, com a realização de uma missa celebrada pelo novo capelão Padre João Leonardo e a apresentação da Banda do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau, a partir de 11h no estacionamento. Nessa história de mais de um século de atuação, o HSI se destaca pelo pioneirismo, sendo o primeiro hospital da região a ter um aparelho de raio x, e pela inovação, se firmando como referência na realização de transplantes e de cirurgia robótica. 

O diretor executivo da unidade, Juliano Petters, é um dos colaboradores que fazem parte da trajetória do HSI. Há 25 anos trabalhando no hospital, ele começou na área de manutenção e hoje tem um papel de liderança e gestão. O executivo se orgulha dos bons resultados alcançados pela equipe formada por mais de 1,2 mil profissionais e 300 médicos no Corpo Clínico.  

“Nesse período, pude acompanhar as principais evoluções e transformações do HSI, que se firmou como referência de atendimento para toda a região do Médio Vale do Itajaí e também para Santa Catarina. Em transplantes, somos reconhecidos nacionalmente e estamos entre os cinco principais hospitais que realizam transplantes de fígado no país. Outra conquista que nos dá muita satisfação é a aquisição do equipamento para cirurgia robótica, que já soma mais de 200 procedimentos realizados em apenas dois anos. O HSI é o único do Estado a contar com essa tecnologia”, aponta.  

Quem também faz parte da história do HSI é a Dona Nadir Lenoir, técnica de enfermagem há 57 anos na unidade. Emocionada, ela conta que o hospital é como uma segunda casa para ela e se alegra por ter feito parte de momentos importantes na instituição, como o primeiro transplante de rim realizado na unidade. Com 75 anos, ela se mantém na ativa até hoje e diz que os colegas são sua família. 

“É muito gratificante ter acompanhado a evolução do hospital e ter participado de marcos históricos. Me lembro bem da inauguração do novo centro cirúrgico, no dia 30 de dezembro de 1972, quando realizamos o primeiro procedimento, que foi em uma fratura no fêmur do paciente. O HSI passou por muitas mudanças e inovações. Antes era preciso ir para outros estados para determinados tratamentos, hoje temos tudo aqui e somos referência. Tenho um ótimo relacionamento com os colegas e também com os pacientes. Sou curiosa e gosto de conversar com todos, perguntar como eles estão. Tenho muito carinho e orgulho da minha história no HSI e gostaria de parabenizar a todos que fazem o hospital crescer e salvar vidas”, completa.  

Sobre o Hospital Santa Isabel 

Integrante da Rede Santa Catarina, o Hospital Santa Isabel (HSI), de Blumenau, conta com aproximadamente 1,2 mil colaboradores e 300 médicos no Corpo Clínico, que atendem cerca de 50 especialidades médicas. São mais de 260 leitos, incluindo os da UTI Coronariana e UTI Geral. O Serviço de Emergência da Unidade atende toda a região do Médio Vale do Itajaí. Com média de 13 mil internações por ano, mantém o percentual de 74% de seus atendimentos pelo SUS. Sua vocação à alta complexidade o torna referência em diversas especialidades, como serviços de Hemodinâmica, Neurocirurgia, Transplantes, Cirurgia Vascular, Cirurgia Robótica e Endovascular. Além disso, conta com a Maternidade Bertha Louise, que é equipada com o que há de melhor para atender as gestantes.     

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar