faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Medicina Full HD revoluciona protocolos na área da saúde

medicina de precisão.jpg
Consultas em alta definição e com multiespecialidades ajudam a prevenir doenças e fazer tratamentos mais específicos

A consulta Full HD ou como muitos denominam, consulta do futuro, é a chamada medicina de alta precisão, onde através de inúmeros exames e testes, extremamente tecnológicos, pode-se definir a situação metabólica, hormonal e até mesmo genética de cada paciente. Através dela, é possível escutar o que o corpo fala, não apenas baseado em queixas dos pacientes, mas também dos resultados obtidos. O diagnóstico  ajuda a desenvolver uma qualidade de vida melhor, revertendo e prevenindo doenças. O Dr. Guilherme Corradi, médico do esporte e pós-graduado em Lifestyle Medicine, classifica este tipo de consulta como Tailor Made, ou seja, consulta sob medida.

“Eu costumo dizer aos meus pacientes que a medicina de precisão pode ser comparada a comprar uma camisa em uma loja ou mandar fazer sob medida em um alfaiate. É extremamente visível que a camisa sob medida vai vestir muito melhor, porque ela tem um corte adequado e modelado. A consulta Full HD tem o mesmo sentido, pois é uma consulta de precisão onde modelamos o tratamento baseado no que o corpo conta através dos exames”, explica  o  especialista.

O tratamento Full HD de medicina do esporte, nutrologia e nutrição consegue chegar a nível celular que promove resultados rápidos e eficientes em perda de gordura, rejuvenescimento, melhora do sono e controle do stress, correção de alterações metabólicas,hipertrofia muscular e aumento da potência sexual.

Na medicina de alta definição, também se faz a avaliação genética com o propósito de antecipar a predisposição para algumas doenças, principalmente as evitáveis, como as cardiovasculares. Testes de intolerância alimentar também classificam 222 alimentos comuns na alimentação, para verificar se eles causam algum tipo de inflamação silenciosa e assim possam ser retirados da dieta ou evitados para garantir melhora de sintomas digestivos e performance.

“Trabalhamos também em cima de avaliações metabólicas, hormonais e até sanguíneas, onde conseguimos resultados tão exatos, capazes de traçar os objetivos e definir o tratamento adequado para cada paciente”, esclarece o médico.

Quando se fala em boa forma, o resultado dos exames indica a melhor solução para o paciente, norteando dietas e um tratamento com mais especificidade, traçando metas para que ele alcance com mais rapidez o resultado desejado. As consultas do futuro estão vinculadas ao desejo do paciente, mas juntamente com os exames de alta precisão, conseguem indicar ajustes nutricionais, metabólicos e até a prescrição da atividade física adequada.

Não é de hoje que a tecnologia joga a favor da medicina, porém as consultas em alta definição incorporam ao tratamento, diversos profissionais gabaritados, que inclusos a mesma equipe, conseguem um mapeamento mais completo. Também utilizam-se exames e instrumentos muito modernos, como por exemplo, uma balança de bioimpedância que mede quantidade de gordura e músculo, medidas de circunferência e até a água que está retida extra ou intracelular.

Segundo o especialista, é possível medir a temperatura do corpo através de uma câmera termográfica. Ela capta imagens emitidas através da radiação infravermelha e consegue diagnosticar alguma lesão ou inflamação.

A medicina de alta precisão ainda oferece um check up minucioso em mais de 50 variáveis genéticas, elas vão mostrar as tendências de comportamento de cada paciente, ou seja, algumas predileções, como: se tem maior risco de engordar comendo carboidrato ou gordura, se ele tem predisposição a desistir facilmente de algum objetivo ou mesmo se prefere objetivos pautados em desafios. “Essa minuciosidade da tecnologia a favor da medicina é surreal e se bem aproveitada só tende a melhorar a qualidade das nossas vidas nos próximos anos”, concluiu o Dr. Guilherme Corradi.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar