faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Resolução do Brasil que torna saúde indígena prioridade global é aprovada na OMS

Article-Resolução do Brasil que torna saúde indígena prioridade global é aprovada na OMS

saude-indigena.png
Proposta foi apresentada durante a 76ª Assembleia Mundial da Saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou por unaniidade resolução apresentada pelo governo brasileiro, que assegura o desenvolvimento de pacto internacional em defesa da saúde dos povos indígenas. A resolução foi apresentada durante a 76ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS), em Genebra, na Suíça. O documento inclui a saúde dos povos originários como uma questão prioritária na pauta da organização, no sentido de avançar em sistemas que promovam ações específicas para essa população. 

“A resolução encoraja os demais países a desenvolverem planos nacionais e buscarem estratégias que possam assegurar o acesso à saúde dos povos indígenas, respeitando o direito à consulta e fortalecendo a participação social na construção de ações, programas e políticas voltadas a essas populações”, destaca a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

De acordo com o secretário de Saúde Indígena, Ricardo Weibe Tapeba, o Brasil tem a chance de contribuir com o mundo a partir de experiências já em curso no Sistema Único de Saúde (SUS). “Nosso país tem muito a ajudar, porque já temos um subsistema implantado, temos uma política consolidada, mas precisamos olhar as iniciativas de outros lugares que não incluímos ainda no Brasil”, afirma.