faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Sitemap


Articles from 2007 In November


Medial Saúde contrata Elio Boccia como CIO

A Medial Saúde anunciou a contratação de Elio Boccia como novo diretor de tecnologia da informação do grupo. O executivo, que assume o lugar de Regina Pistelli, será responsável pelo desenvolvimento do novo plano diretor de tecnologia da empresa.

Boccia já teve passagem pela IBM e atuou como CIO e diretor executivo de administração do Unibanco, como diretor de TI do BNL e do Comind.

 

Lula anuncia lançamento do PAC da Saúde

Depois de passar todo ano falando sobre o PAC da Saúde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o lançamento do programa para a próxima quarta-feira, 5 de dezembro. O anúncio foi feito durante a cerimônia de inauguração da BR 259, em Colatina (ES).
Em seu discurso, Lula prometeu que o PAC "vai revolucionar a Saúde" e garantirá o acesso de pessoas de baixa renda aos serviços de saúde. O presidente também defendeu a contratação de mais servidores públicos para o setor.
PAC da Saúde 
O Plano de Aceleração do Crescimento da Saúde foi bandeira do ministro José Gomes Temporão durante todo o ano, desde que assumiu a pasta em abril. Dentre as medidas anunciadas ao longo da elaboração do projeto estão um novo modelo de ressarcimento por parte das operadoras ao Sistema Único de Saúde, a adoção do modelo de Pronto-Atendimento elaborado pelo governo carioca, e a colocação de médicos para atenderem os alunos nas escolas públicas duas vezes por ano, para identificar problemas de saúde mais comuns e direcionar ações para combatê-los.

Quadrilha rouba medicamentos em hospital público de São Paulo

O Hospital Brigadeiro, em São Paulo, sofreu um assalto na tarde desta quinta-feira, 29. Por volta de meio-dia, três homens armados renderam nove funcionários da farmácia da instituição e os levaram para o estoque, de onde roubaram medicamentos. A Secretaria de Saúde do Estado estima que o prejuízo chegou a R$ 380 mil.
O hospital Brigadeiro funciona como centro de distribuição de medicamentos para tratamento do câncer.  
 

Dia Mundial de Luta Contra a Aids tem foco nos jovens

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que será comemorado neste sábado, 1º de dezembro, tem a proposta de conscientizar, em especial, as pessoas com faixa etária entre 13 e 24 anos.
Isso porque o ministério da Saúde lançou nesta semana a campanha, cujo slogan é ?Sua atitude tem muita força na luta contra a Aids?, que pretende afirmar os direitos do jovem de viver a sexualidade e ter acesso ao preservativo e à informação.  
Cartazes nas ruas, filmes publicitários com cantores pop e atores reconhecidos pelo público jovem, além de um hotsite, na qual o internauta responde ao quiz sobre a aids fazem parte da proposta de conscientização. Acesse o portal da campanha aqui.
Leia mais sobre as ações que marcaram a data:
Mortalidade por Aids em SP é reduzida em 56,5%
Secretaria de SP lança publicações sobre a Aids
 

Hospital São Cristóvão recebe Selo de Qualidade do CQH

Nesta terça-feira, 4 de dezembro, às 10 horas, o Hospital e Maternidade São Cristóvão recebe o Selo de Conformidade do CQH – Programa de Compromisso com a Qualidade Hospitalar, vinculado à APM – Associação Paulista de Medicina e ao Cremesp – Conselho Regional de Medicina de São Paulo.

Desde julho de 2004 o HMSC adotou o CQH por estar alinhado com o Modelo de Gestão e Valores do programa. Para tanto realizou mudanças importantes, como a implementação do Planejamento Estratégico, Revisão e Melhoria de Processos, junto aos 1,1 mil colaboradores, entre funcionários, corpo clínico e terceiros.

O Hospital e Maternidade São Cristóvão, referência em atendimento médico-hospitalar na Zona Leste, realiza cerca de 16 mil consultas ambulatoriais, 650 internações e 75 mil exames mensais.

Estarão presentes na cerimônia de entrega do selo, Dr. Giovanni Di Sarno, do CQH; Dr. Jorge Carlos Machado Cury, presidente da APM; Dr. Henrique Carlos Gonçalves, presidente do CRM – Conselho Regional de Medicina; Conselho Deliberativo e Diretoria da Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, colaboradores e convidados.

Hospital e Maternidade São Cristóvão - Rua Terenas, 161 – Mooca – SPaulo - PABX: (11) 6129-7222 – www.saocristovao.com.br

SG Assessoria em Comunicação

Sílvia Guerra // Solange Arten

Fones: 4125-9422 / 9617-8589/

[email protected] e/ou [email protected]

Secretaria de SP lança publicações sobre a Aids

Como parte das comemorações do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, o Centro de Referência e Tratamento em DST/Aids, lança três publicações com estudos referentes à Aids no Estado de São Paulo.
Uma das obras é o livro "Prevenção das DST/Aids em Adolescentes e Jovens: Brochuras de Referências para Profissionais de Saúde". Os autores, Teo Weingrill e Gabriela Calazans apontam subsídios técnicos, conceituais e legais para o desenvolvimento de ações de prevenção para esse grupo etário.
O segundo livro é o "DST/Aids e Rede Básica: Uma Integração Necessária", das autoras Ivone de Paula e Ione Aquemi Guibu, que monstram o acesso à rede básica aos portadores de HIV.
A terceira obra - "Adesão: da Teoria à Prática", da infectologista Joselita M. Magalhães e jornalista Emi Shimma, apresenta a experiência bem sucedida no Estado de São Paulo em relação ao tratamento de soropositivos com as medicações anti-retrovirais.

Mortalidade por Aids em SP é reduzida em 56,5%

Um último levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde sobre a mortalidade dos portadores de HIV aponta que o número caiu cerca de 56,5%. A taxa se refere ao período de 1995 a 2006. Segundo o balanço, houve 7.739 óbitos por Aids em 1995 contra 3.363 no ano passado. A Taxa de Mortalidade pela doença caiu de 22,9 óbitos por 100 mil habitantes em 1995 para 8,3 óbitos por 100 mil em 2006.
Uma das razões para a queda da mortalidade entre os pacientes HIV positivos foi a introdução dos anti-retrovirais mais potentes, ocorrida em 1996. Segundo a Secretaria, houve um pico da epidemia em ambos os sexos em 1998, com um total de 11.955 casos notificados. Em 2005, foram notificados 6.258 casos de Aids, o que representa uma queda de quase 50% em números absolutos em relação a 1998. Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, 621 (96,3%) tiveram pelo menos um caso de Aids desde o início da epidemia.
Em 2005 a maior incidência de casos notificados esteve na faixa etária de 30 a 39 anos. Já o Estado de SP, a epidemia de Aids vem diminuindo nas faixas etárias mais jovens, especialmente entre 15 a 19 anos. A taxa caiu de 9,8 casos (por 100 mil habitantes), em 1991, para 5,8 casos (por 100 mil habitantes) em 2005.

Países do Mercosul terão Banco de Preços de Medicamentos

Será assinado hoje, 30, um acordo para a implantação do Banco de Preços de Medicamentos do Mercosul. Trata-se de um banco que conterá os valores pagos pela Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela na aquisição de remédios. A idéia é de que com este modelo, o governo consiga negociar preços mais baixos com os laboratórios farmacêuticos.
Participam da assinatura os Ministros da Saúde do Mercosul, em Punta del Este, no Uruguai. Outros sete acordos também serão assinados, como projetos relacionados à Política de Medicamentos, à Política de Controle do Tabaco e do Câncer.
A Política de Medicamentos inclui acordos que prevêem recomendações e diretrizes para o combate à falsificação de remédios e produtos médicos. Os ministros da saúde querem também um maior controle na promoção de produtos com impacto na saúde da população do Mercosul. O projeto inclui proposta de controle da publicidade de produtos na internet, TV a cabo, satélite e outros meios que ultrapassam fronteiras, podendo transgredir normas legais de cada país.
Fazem parte ainda das propostas medidas corretivas para reduzir a exposição da população a propagandas que incentivam ao uso inadequado de produtos que podem provocar danos à saúde.

SulAmérica lança produto para pequenas e médias empresas

A SulAmérica acaba de lançar o novo PME Saúde, plano de saúde voltado para as pequenas e médias empresas com até 49 funcionários. O novo produto passou a ter no plano básico a opção de acomodação em apartamento. A estratégia da empresa é aumentar participação neste mercado que apresenta grande potencial de crescimento.

Outros produtos lançados recentemente foram o Básico SP e o Básico RJ, que permitem as empresas de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo a contratação de planos regionais com opção de apartamento ou enfermaria.

O novo produto PME inclui ainda o Serviço de Aconselhamento Médico Telefônico 24 Horas. O plano oferece também na Grande São Paulo e Grande Rio, o serviço de Emergência Médica Domiciliar 24 Horas.

Piracicaba terá Hospital-Dia

A Prefeitura de Piracicaba, interior de São Paulo, acaba de anunciar a construção do Hospital-Dia, que contará com 12 leitos. Segundo a previsão da Prefeitura, a obra deve ficar pronta em janeiro de 2008 e inaugurada em junho.
O prédio ocupará uma área de 917 m2 e estará anexa ao Centro de Ortopedia e Traumatologia (COT), com 1,5 mil m2. Primeiramente o hospital realizará intervenções nas especialidades de Ortopedia, Dermatologia, Oftalmologia, Urologia e Ginecologia.
A prefeitura anunciou ainda a licitação no valor de R$ 500 mil, para a construção em uma área de 290 metros quadrados, onde serão instalados consultórios e sala de recepção.