faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Sitemap


Articles from 2003 In July


Funasa formaliza serviços de referência da Fiocruz de Pernambuco

Os serviços de referência em diagnóstico de filariose, peste, controle de culicídeos vetores e esquistossomose do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM), unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco, foram oficializados pela Fundação Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (Funasa). Um convênio assinado entre as duas instituições estabeleceu as bases de cooperação técnica regulamentando os serviços de diagnóstico laboratorial e execução de atividades laboratoriais para área de vigilância epidemiológica e ambiental em saúde, informa a assessoria de imprensa da Fiocruz O Serviço de Diagnóstico Clínico e Laboratorial do Departamento de Parasitologia, o Laboratório de Culicídeos Vetores do Departamento de Entomologia e o Laboratório de Peste do Departamento de Microbiologia do CPqAM agora são referências nacionais nas áreas que atuam. O Serviço para Diagnóstico em Esquistossomose Mansônica do Departamento de Parasitologia do centro de pesquisa foi referendado como referência regional.
Com o convênio, os serviços passam a ter verba garantida durante dez meses para realizar suas atividades. Cerca de R$ 324 mil serão aplicados nos projetos dos serviços oferecidos pelo CPqAM, que incluem diagnóstico diferenciado, formação de recursos humanos, desde o nível médio à pós-graduação, consultoria e assessoria para elaboração de projetos, acompanhamento epidemiológico e confecção de manuais.

Vita de Volta Redonda implanta novos procedimentos endoscópicos

O Hospital Vita Volta Redonda (RJ) acaba de implantar procedimentos endoscópicos de Vias Biliares - Colangiografia retrógrada, Pancreatografia, Papilotomia transendoscópicas, entre outros, informa a ANAHP (Associação Nacional dos Hospitais Privados). O responsável pela área é o Dr. José Flávio Ernesto Coelho, professor adjunto do Departamento de Radiologia da UFRJ ? Universidade Federal Fluminense e Membro Titular da Sobed ? Sociedade Brasileira Endoscopia Digestiva. O especialista realizará os procedimentos em conjunto com Dr. Paulo Pontes, médico do setor de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do Hospital Vita Volta Redonda.
Estes novos procedimentos são exames de alta complexidade que ajudarão no diagnóstico e tratamento das doenças das vias biliares. O Hospital Vita Volta Redonda é o pioneiro a prestar este tipo de serviço na região Sul Fluminense e médio Paraíba.

CRM do Paraná recebe inscrições para prêmio de monografia sobre ética médica

As inscrições para o XIV Prêmio Monografia de Ética Médica, promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná, vão até o dia 4 de agosto.
O tema dos trabalhos neste ano é "O Médico na Moderna Sociedade do Século XXI". Podem participar todos os brasileiros, independente da formação ou profissão.
A comissão julgadora, formada por três integrantes da Academia Paranaense de Medicina, indicará as duas melhores monografias, cujos autores receberão, durante os festejos do Dia do Médico ? 18 de outubro - premiação em dinheiro e certificado pela contribuição à atividade médica.
As obras selecionadas também serão publicadas na Revista Arquivos, do CRM-PR. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 240-4000 ou pelo e-mail: jornal@crmpr.org.br

Sociedade Brasileira de Cardiologia oferece curso gratuito pela Internet

A SOCESP (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) está oferecendo gratuitamente em sua home page - www.socesp.org.br - o II Curso Virtual sobre Pesquisa em Cardiologia, dirigido a residentes médicos e cardiologistas. Para participar, os interessados devem se inscrever no próprio site da SOCESP, recebendo uma senha de acesso aos módulos do curso. Após ser aprovado na avaliação do primeiro módulo, realizada em seu próprio computador, o estudante recebe a senha para passar para o seguinte e assim por diante.
O curso é composto por quatro módulos. O primeiro, ministrado pelo Dr. Bráulio Luna Filho, trata dos "Principais Tipos de Desenhos de Pesquisa Utilizados em Cardiologia". O segundo, "Introdução aos Ensaios Clínicos Randomizados", é apresentado pelo professor Bernardo Garcia de Oliveira Soares. "Análise dos Testes Diagnósticos" é o tema do terceiro, do Dr. Ricardo Sesso e, o último, "Revisão Sistemática da Literatura", é ministrado pelo professor Álvaro Nagib Atallah.
Informações pelo telefone (11) 3179.0044 e pelo e-mail eventos@socesp.org.br

Beneficência Portuguesa realiza transplante de pulmão

O hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo, realizou um transplante de pulmão em um paciente de 53 anos portador de enfisema grave causada pelo cigarro. O paciente fez o transplante com a equipe do cirurgião de tórax da Beneficência, Dr. Vicente Forte e já está em casa passando bem. Segundo Dr. Forte, o enfisema é a indicação mais freqüente para o transplante ? e 80% dos pacientes sofrem da doença por causa do tabagismo, ou seja, o enfisema poderia ser evitado. ?A fibrose pulmonar idiopática (que não tem causa identificada), a fibrose cística e a hipertensão pulmonar são outras doenças que podem tornar o transplante necessário?, explica a pneumologista da equipe, Dra. Jaquelina Sonoe Ota.
A Beneficência Portuguesa foi o primeiro hospital privado em São Paulo a realizar a cirurgia, em abril de 1989, e hoje é o único que realiza todos os tipos de transplantes. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já ocupa a segunda posição em número de transplantes no mundo.
Para determinar se o paciente pode receber o órgão, é preciso que tenha o mesmo tipo sanguíneo, saber se há alguma infecção no órgão que será doado ? caso contrário será descartado, e também verificar se as medidas do pulmão são compatíveis às do paciente que irá recebê-lo. Segundo Dr. Forte, é muito grande o número de pulmões infectados,por isso a aceitação do órgão se limita a 20%. Mesmo assim, o prazo de espera não é tão longo quanto de outros órgãos, chegando a uma média de dois meses. Assim como o coração, o pulmão tem prazo máximo de isquemia (ausência de irrigação sanguínea) de 6 horas e a cirurgia dura de 4 a 6 horas.
Em consequência de vivermos bem com apenas um pulmão, os pulmões de um mesmo doador podem ir para dois receptores. É possível também fazer o transplante de apenas um lobo, ou seja, de uma parte do pulmão. Entretanto este tipo de cirurgia é menos frequente. ?No mundo há 16 mil transplantes de pulmão e apenas 150 são do lobo?, explica Dr. Forte.
A melhora da qualidade de vida do paciente que recebe o pulmão é extremamente significativa e a expectativa de sobrevida tende a pelo menos dobrar. Além da rejeição, o paciente precisa tomar muito cuidado com a infecção, porque os pulmões estão em contato constante com o meio ambiente.

Conexão Médica apresenta nova terapia hormonal injetável

No próximo dia 14 de agosto, das 19h às 20h30, a Rede Brasileira de Combate ao Câncer transmite, via IP TV Conexão Médica, o simpósio Nova Terapia Hormonal Injetável para o Tratamento do Câncer de Mama Avançado. O evento será interativo e tem como objetivo discutir questões científicas sobre o câncer de mama e apresentar o novo medicamento Faslodex (Fulvestranto), da AstraZeneca. Na programação científica, farão palestras os especialistas André Moraes ? presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e Sérgio Simon, do Hospital Israelita Albert Einstein, além do convidado internacional John Pippen, do Sammons Câncer Center, Texas, que falará sobre os dados pré-clínicos e clínicos do Faslodex.
A Rede Brasileira de Combate ao Câncer nasceu da parceria entre as Sociedades Brasileiras de Cancerologia e Oncologia Clínica e a IP TV Conexão Médica. É transmitida para todo Brasil nos pontos da Conexão Médica e tem como objetivo democratizar o conhecimento médico, propiciar a atualização constante dos profissionais de medicina e troca de experiências entre os centros de referência e hospitais. Com tecnologia de vídeo digital, a Conexão Médica opera em banda larga. Para a recepção das imagens basta uma antena parabólica que capta o sinal do satélite e um decodificador que coloca este sinal como vídeo num computador.

Santa Casa de São Paulo inaugura Laboratório de Medicina Molecular

A Santa Casa de São Paulo inaugurou ontem o Laboratório de Medicina Molecular. O principal objetivo da nova unidade é realizar estudos das sensibilidades individuais aos glicocorticóides, informa a Agência Fapesp.
Segundo o coodenador da unidade, Carlos Longui, a idéia do laboratório surgiu em 1998, quando retornou dos Estados Unidos, onde fez pós-doutorado no National Institute of Child Health and Human Development. Pouco antes de seu retorno, Longui teve aprovado junto à Fapesp um projeto dentro do Programa de Apoio a Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes. "Com este, e outros três projetos regulares aprovados pela Fundação, foi possível viabilizar a infra-estrutura inicial do laboratório, com a compra de equipamentos e material permanente", afirma o coordenador.
A inauguração contou com a presença do coordenador do laboratório, Carlos Longui, do diretor da FCMSCSP, Ernani Rolim, do diretor do departamento de Ciências Fisiológicas da faculdade, Osmar Monte, e do diretor administrativo da Fapesp, Joaquim José de Camargo Engler.
"Ao conhecermos a sensibilidade de uma pessoa, podemos identificar melhor se o medicamento será efetivo e definir a sua dosagem", destaca o Longui. Os glicocorticóides são um dos tipos de corticóides, hormônios esteroídicos produzidos na porção cortical das glândulas adrenais. São considerados os principais agentes anti-inflamatórios conhecidos.

Saúde incentiva pesquisa aplicada ao SUS

Incentivar o desenvolvimento de novos conhecimentos científicos e tecnológicos que possam melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde. Esse é o principal objetivo do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS - 2003. A segunda versão do concurso vai distribuir R$ 40 mil em prêmios aos autores das melhores pesquisas - nas categorias de Tese de Doutorado, Dissertação de Mestrado, Trabalho Científico Publicado e Monografia de Especialização/Residência. As inscrições podem ser feitas a partir de amanhã (31) pela Internet. O formulário eletrônico está disponível no endereço www.saude.gov.br ou por fax. A ficha pode ser solicitada pelos telefones (61)315-3466 ou (61)315-3471.
O prêmio, que conta com a parceria dos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação e com o apoio da Opas e da Unesco, é aberto a pesquisadores, estudiosos e profissionais do serviço de saúde, com produção científico-tecnológica. "No caso das teses de doutorado e dissertações de mestrado, serão aceitas somente as que forem aprovadas em programas de pós-graduação reconhecidos pela Capes/Ministério da Educação e as realizadas em universidades de excelência no exterior. Já os trabalhos científicos devem ter sido publicados em revistas indexadas", explica o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães.
O regulamento do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS - 2003 está disponível em www.saude.gov.br e as inscrições podem ser feitas no período de 31 de julho a 31 de agosto. Os trabalhos premiados e os que receberam menção honrosa em 2002 estão disponíveis integralmente em www.saudepublica.bvs.br .

Hospital Estadual Sumaré recebe acreditação

O Hospital Estadual Sumaré, do interior de São Paulo, recebeu a acreditação nível 2, com a avaliação do IQG (Instituto Qualisa de Gestão) e metodologia da ONA (Organização Nacional de Acreditação) ligada ao Ministério da Saúde. O hospital pertence à Secretaria Estadual da Saúde do Estado de São Paulo e está sob a administração da Unicamp. Conta com 264 leitos e é referência para os municípios de Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa, Monte Mor e Santa Bárbara D'Oeste.
A instituição de saúde tornou-se o primeiro hospital público do Brasil acreditado no nível 2 (acreditação plena).

Opas lança biblioteca virtual de oncologia

A partir da iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), por meio do Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), foi lançada a Biblioteca Vitual em Saúde para Oncologia, que reúne informações atualizadas sobre câncer a profissionais do setor. O site www.urucan.org.uy/bvs-o traz dados científicos, guia de profissionais ligados à área e informação para pacientes.
O objetivo da BVS Oncologia é reunir e divulgar importantes estudos científicos relacionados ao assunto, publicados na América Latina e Caribe, além de acesso a bases de dados internacionais.
Os profissionais de saúde encontram também um guia com os principais congressos e eventos relacionados a oncologia, assim como contatos com colegas especialistas na América Latina.
Em uma área voltada para o público em geral, a BVS Oncologia oferece informações sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer. O internauta também pode encontrar no site estatísticas sobre as várias formas da doença.