faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Cidade de São Paulo torna a telemedicina permanente no SUS

Article-Cidade de São Paulo torna a telemedicina permanente no SUS

telemed saude conectada.jpg

A telemedicina revolucionou os modelos de assistência e atendimento à população, trazendo mais eficiência e comodidade, especialmente nas ações de enfrentamento à Covid-19. Prova disso, é que a capital de São Paulo é a primeira cidade do país a sancionar uma lei que define a prática de telemedicina de forma permanente.

A regulamentação dos procedimentos mínimos a serem observados para a prescrição de medicamentos no âmbito da telemedicina, seguindo as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde (MS) ficará a cargo da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Segundo a Prefeitura de São Paulo, os padrões de qualidade do atendimento em cada especialidade médica deverão acompanhar as diretrizes de boas práticas definidas pelas sociedades de especialidades reconhecidas pela Associação Médica Brasileira ou pelo Ministério da Saúde.

Pela legislação aprovada, o método de atendimento por telemedicina somente poderá ser realizado após a autorização do paciente ou seu responsável legal. O município deverá promover campanhas informativas a fim de esclarecer a população sobre a modalidade de telemedicina na rede municipal de saúde.

Importante destacar o protagonismo da telemedicina na capital paulista. O advento tecnológico tem o objetivo de ampliar a oferta, melhorar as condições de acesso e aprimorar a qualidade dos serviços do SUS para a população da cidade de São Paulo.

E é através do aplicativo e-saúdeSP, desenvolvido pela Duosystem e destinado à utilização da Secretaria Municipal de Saúde da capital, que a população pode ter acesso à uma plataforma de integração de dados clínicos e telemedicina que reúne todo o histórico do paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital paulista. Desde a sua implantação, em junho de 2020, já ultrapassou a marca de 5 milhões de acessos, 1,3 milhão de usuários, além de mais de 1 milhão de downloads.

Criado para facilitar a rotina dos moradores de São Paulo em relação aos cuidados com a saúde, permitiu ainda até o momento, a realização de 444.953 teleatendimentos, incluindo telemonitoramentos e teleconsultas.

Atuando há 15 anos no mercado, a Duosystem é uma empresa de tecnologia, especializada em inteligência e inovação em saúde. “Trabalhamos continuamente com o que há de mais inovador no mercado, para oferecer soluções importantes como e-saúdeSP, contribuindo assim, para o fortalecimento e a transformação da saúde digital no Brasil”, declara o presidente da companhia, João Paulo Campi.

Nossa plataforma inovadora de telemedicina está disponível para acesso via web ou aplicativo móvel e contribui efetivamente para o ganho de escala na assistência de saúde, diminuição do custo com estruturas de atendimento físico, além da redução de superlotação das unidades de saúde, permitindo ainda a integração com outros sistemas e soluções.