faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como um empreendedor se tornou um grande nome no Vietnã

henry-nguyen-empreendedores-de-sucesso
Henry é um investidor e um dos grandes empreendedores que provam que é possível ter sucesso fora dos EUA.

Henry nasceu no Vietnam, mas foi levado aos Estados Unidos antes dos dois anos de idade. Ele teve uma graduação em Civilizações Clássicas, em Harvard, depois, um MBA pela Kellogg School of Management e se tornou MD pela Northwestern University Medical School.

Durante a graduação, ele se co-fundou a S2S Medical Publishing - que foi adquirida pela Blackwell Science - e a Medschool.com, que recebeu $25 milhões em investimento.

Nos planos de Henry, a ideia era virar cirurgião ou investidor nos Estador Unidos, mas ele acabou liderando o maior investimento de Venture Capital do Vietnam, em 2005, com cerca de 30 anos.

Para estar entre os empreendedores de sucesso aos 30 anos, a história de Henry teve de ser iniciada bem cedo. Quando saiu o IBM PC, a família dele, que era de classe média nos EUA, desembolsou $3000 para a compra do equipamento e isso foi o início da paixão por computadores e tecnologia. Interessado em comprar mais computadores, Henry decidiu abrir um negócio com um amigo. “Dotado de uma impressora, noós criamos um negócio de impressão, fazendo planilhas para algumas imobiliárias da região. A amiga da minha mãe era uma corretora e, no começo, acho que ela nos viu como um caso de caridade, pagando para que ficássemos fora de confusão. Enquanto estivéssemos no computador, nós não estaríamos causando nenhum problema”.

Já na faculdade, ele estava se preparando para algumas provas com os colegas de turma e percebeu que, se divulgasse as anotações de estudo, isso poderia ser uma boa ferramenta de estudo para outros alunos. Ao longo da faculdade, eles se juntaram para criar um negócio de fato e receberam $5 milhões da Blackwell Science. Ele disse “Nós pensamos no que fazer com aquele dinheiro todo. Eu fiz uma coisa estúpida e comprei um carro, mas, depois, investi dois terços do dinheiro em outra startup.”

Como se formou em Civilizações Clássicas, ele começou a trabalhar em uma empresa para criar um guia sobre Roma e seu chefe pediu que fosse ao Vietnam para escrever um material sobre seu país de origem. Segundo ele, a viagem foi reveladores, pois descobriu que o país era, de fato, um lugar legal e não uma versão de “Apocalypse Now”, como ele refere.

Ao terminar o MBA, ele decidiu não fazer medicina, mas entrar no Goldman Sachs, um banco de investimento. Seu pai, no entanto, pediu ajuda para que eles abrissem uma empresa de telecomunicações no Vietnam. Ele foi para ficar seis meses, mas acabou ficando pelos próximos 3 anos, transformando a empresa de telecomunicações em uma companhia de $30 milhões.

Depois de algum tempo, ele conheceu Pat McGovern, fundador da International Data Group e da IDG Ventures. Pat visitou o Vietnam pela primeira vez e conheceu Nguyen, abrindo um escritório no Vietnam algum tempo depois, com Nguyen no comando do local.

Dentre muitos investimentos, Henry esteve presente na mídia por levar o primeiro Mc Donald’s ao Vietnam. Em suas palavras, “Eu basicamento bati na porta e conheci alguns executivos. Eles me contaram que não havia uma decisão de abrir um novo mercado, então fui persistente com eles pelos próximos 10 anos, checando de vez em quando.” A persistência foi compensada com um eventual sim da empresa e eles escolheram Henry para ser sócio local.

Podemos ver que entusiasmo, persistência e muito trabalho fazem os empreendedores de sucesso. Henry, com certeza, é um exemplo de que é possível fazer bons negócios fora dos Estados Unidos.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar