faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Já pensou em fazer trabalho voluntário?

trabalho-voluntário
As ONGs sempre estiveram na linha de frente da batalha por melhorias políticas, sociais e econômicas em todo o mundo.

As organizações não governamentais (ONGs) sempre estiveram na linha de frente da batalha por melhorias políticas, sociais e econômicas em todo o mundo, onde quer que elas se mostram necessárias. A saúde, em especial, é uma área em que proliferam instituições voltadas para o atendimento, educação e defesa dos direitos de pessoas que estão em algum tipo de vulnerabilidade.

Para médicos, muitas vezes existe uma tendência a querer ajudar o próximo. Até mesmo no nosso dia-a-dia, na Prontmed, buscamos sempre buscas novas formas de assessorar médicos em pról de uma saúde melhor, através do nosso software médico, ajudando-os com melhores análises e um prontuário eletrônico intuitivo.

Caso o trabalho voluntário com esse intuito já tenha despertado o seu interesse ou dos profissionais com quem se relaciona, vale a pena conhecer essas quatro ONGs que empreendem em nome da saúde mundial.

Médicos Sem Fronteiras

A Médicos Sem Fronteiras (MSF) é a maior organização médico-humanitária não governamental em todo o mundo. Criada na França para socorrer vítimas de uma guerra civil na Nigéria, a associação envia seus voluntários para casos como desastres naturais ou humanos, conflitos, epidemias, desnutrição ou alguma outra forma de exclusão do acesso à saúde.

[jetpack-related-posts]

Atualmente, a organização, que já foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz, conta com mais de 30 mil voluntários espalhados em 70 países, oferecendo não somente ajuda médica, mas também buscando sensibilizar o público geral sobre o estado de sofrimento de seus pacientes.

Cruz Vermelha

O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho possui quase 100 milhões de voluntários em todo o mundo.

Apesar de ter um caráter humanitário mais abrangente, com foco na preservação da vida, a ONG também possui iniciativas voltadas para a área da saúde, enviando voluntários para a prestação de serviços médicos de emergência em diversos países.

HVO

A Health Volunteers Overseas (HVO) se dedica à melhoria da disponibilidade e qualidade dos serviços de saúde em países em desenvolvimento de todos os continentes. Por meio de treinamentos especializados oferecidos aos profissionais de saúde desses países, a instituição envia profissionais qualificados em anestesia, dermatologia, cirurgia, ortopedia, oncologia, pediatria e muitas outras especialidades médicas.

Ao contrário de outras instituições, a HVO não faz esforços temporários por meio de missões: a ONG norte-americana prefere consultar seus voluntários para identificar períodos em que eles poderiam ceder seu trabalho à instituição.

Saúde Criança (Brasil)

A Saúde Criança foi uma das duas instituições do país que figuraram na lista das 100 melhores ONGs do mundo, em ranking divulgado recentemente pela publicação Global Journal.

A ONG brasileira atua com crianças em situação de risco social identificadas em unidades de saúde pública que, em seguida, são atendidas em áreas essenciais para a reestruturação de sua família, sendo uma delas a saúde.

No próprio site da Saúde Criança é possível saber como se tornar um voluntário da organização, que desde sua fundação já beneficiou mais de 40 mil pessoas no país.

Vale ressaltar que, antes de se tornar voluntário em qualquer Organização não-governamental, é preciso que os médicos pesquisem os valores da instituição de seu interesse para que possam identificar projetos e iniciativas alinhadas ao seu conhecimento e habilidades. Além disso, também é fundamental analisar se o tempo que deseja dedicar à atividade será realmente útil para a ONG que irá receber o trabalho e seus beneficiários. Agindo assim, aumentam-se as chances do voluntário, da instituição e das pessoas atendidas conseguirem obter os melhores resultados nessa relação.

Já pensou em ingressar em algum grupo de trabalho voluntário? Como foi sua experiência? Deixe um comentário.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar