faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Telemedicina é usada para tratar astronautas no espaço

Space Health

Aenor Saywer, CHIO de projeto da NASA, abordou o uso da telemedicina para tratar astronautas em órbita

Na tarde do terceiro dia do Omnia Heatlh Live Americas a Telemedicina foi abordada de maneira um pouco diferente do que estamos acostumados a ver. No painel Space Health as an analog for Earth, foi discutido como são feitos os cuidados remotos de um astronauta em órbita e como esse conhecimento pode auxiliar médicos a utilizar a telemedicina em tempos de pandemia.

A palestrante, Aenor Saywer, Chief Health Innovation Officer do Translational Research Institute for Space Health (TRISH), projeto financiado pela NASA, contou que o projeto busca entender o risco para a saúde humana no espaço, encontrar soluções inovadoras que sejam relevantes, adaptáveis e viáveis, além de facilitar a pesquisa, o desenvolvimento e a validação específica no espaço. Para Swayer, o estudo da saúde espacial busca manter a saúde dos astronautas em missão em bom estado, prever e prevenir doenças e lesões e auxiliar na rápida recuperação caso algo acontece durante a missão.

“Os astronautas ficam lá em cima em isolamento, confinados por toda a duração de uma missão, quase que da maneira como estamos confinados e em isolamento social por causa da pandemia”, afirma Saywrer. A médica ortopedista da University of California San Francisco utiliza da telemedicina para tratar seus pacientes no espaço e afirma que neste momento é importante que os médicos passem a utilizar essa ferramenta que tornou possível transmitir e compartilhar informações médicas a quaisquer distâncias, inclusive no espaço, para tornar a saúde acessível em qualquer hora e lugar.

A palestra complete de Aenos Saywer está disponível on demand na plataforma do Omnia Health Live Americas (OHLA). Basta realizar a inscrição gratuita para ter acesso a esse e outros conteúdos exclusivos.

O evento, realizado pela Hospitalar em parceria com a FIME (EUA) e a ExpoMed (México), é a maior exposição virtual de networking da área da saúde no Brasil.

Na plataforma você pode encontrar diversos painéis de discussão ou palestras como essa, acessados de forma online, ao vivo e on-demand. O OHLA busca conectar fornecedores atuais e novos, ampliar seu networking e apresentar novos produtos e serviços de mais de 700 empresas nacionais e internacionais da área da saúde. Inscreva-se gratuitamente através do site.