faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Integral Saúde aposta em prevenção para reduzir custos

Article-Integral Saúde aposta em prevenção para reduzir custos

Programa de acompanhamento pode reduzir em até 50% o número de internações

A Integral Saúde, operadora localizada no Rio de Janeiro, aposta numa ferramenta para reduzir os seus custos: a prevenção junto a carteira de clientes. Com uma experiência acumulada do mercado de autogestão como  Caberj, que possui uma carteira de ex-funcionários do Banerj, a operadora deu início a implantação de um programa de prevenção a 19 mil vidas de 22 empresas.

O trabalho será desenvolvido por meio de uma equipe que irá avaliar o perfil da carteira, principalmente dos pacientes obesos, hipertensos e crônicos. "Nós identificamos e desenvolvemos um trabalho de prevenção por meio dos núcleos que farão o acompanhamento dos beneficiários nos três níveis de prevenção. A maioria das operadoras atuam com a lógica de menor sinistralidade. Mas acredito que este seja um raciocínio de pouca funcionalidade", afirma Haroldo Aquino Filho, diretor executivo da Integral Saúde e da Caberj.

As vantagens deste modelo está na menor burocracia para a realização de exames, na fidelização do cliente e numa redução de custo a médio e longo prazo. "A experiência anterior nos mostrou que o acompanhamento da carteira reduziu em 50% o número de internações. A princípio a sinistralidade não diminui, porém vamos garantir um número menor de internações e menos exames de alto custo no futuro", explica Aquino.

A Integral desenvolve ainda um programa de acompanhamento para a terceira idade, público que o mercado rejeita. Dentro do princípio de prevenção a terceira idade também se torna uma fatia de mercado interessante. É possível sim controlar os custos. Um exemplo são os 1.000 beneficiários que são atendidos no modelo de home care.

A Integral pretende ainda triplicar sua carteira de clientes para os próximos dois anos. "Outra meta ainda é abrir mais três núcleos de prevenção ainda em 2008. Hoje a operadora já possui três. O investimento será de R$ 1,2 milhão", finaliza Aquino. Os núcleos funcionam por meio de consultórios e médicos especializados em ginecologia, urologia, cardiologia, reumatologia, ortopedia, dermatologia e atendimento ambulatorial gerenciado.

TAG: Hospital