faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Senado aprova a proposta da DRU

Logo no primeiro turno a proposta obteve 60 votos favoráveis

A noite desta quarta-feira, 12, foi aquecida pela votação da proposta de emenda a Constituição (PEC) 89/2007, que prorrogava até 2011 a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).
Na abertura do plenário, ficou acordado que a votação sobre a desvinculação das receitas da união (DRU), que está presente na mesma PEC que a CPMF, seria feita separadamente da contribuição.
Com isso, 60 senadores foram favoráveis da DRU contra 18, logo no primeiro turno. Agora, o Senado deve marcar a votação do segundo turno, que deverá acontecer ainda neste mês de dezembro.
Argumento
A aprovação da DRU também teve negociações. O principal argumento foi que a desvinculações favorecia o superávit fiscal, o que equilibra as contas da união e garante a longevidade dos investidores. Isso porque o governo federal tem autonomia para manipular recursos da ordem de R$ 40 bilhões.
Leia mais:
Cobertura completa da CPMF
Vote em nossa enquete: Você concorda com o fim da CPMF?